A Reciclus – Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação – promove uma série de ações de comunicação e marketing para disseminar conhecimentos sobre educação ambiental de forma acessível e envolvente. Apenas em campanhas de mídia não orgânicas, a entidade alcançou mais de 500 milhões de visualizações.
Com foco em criar conteúdo diversificado, de qualidade e estabelecer parcerias estratégicas, a entidade gestora busca ampliar a conscientização ambiental da população, especialmente para pessoas que não possuem afinidade com o tema meio ambiente e sustentabilidade.
O trabalho de comunicação desenvolvido contribuiu significativamente para a coleta e destinação ambientalmente correta de mais de 42 milhões de lâmpadas fluorescentes. Além disso, a associação está comprometida com a construção da educação ambiental por meio do Programa Reciclus Educa, que concentra esforços na produção de conhecimento, com foco em crianças e jovens.
No ano de 2023, foram distribuídas mais de 90 mil cartilhas educativas e quase 400 professores capacitados com conhecimentos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, descarte correto de diversos resíduos e atividades práticas que podem ser realizadas em sala de aula. Ao total somam mais de 118 mil cartilhas distribuídas e o programa já ultrapassou a marca de mil professores capacitados.
Para ter maior alcance na comunicação, as mídias são diversificadas conforme os hábitos de consumo de informações e questões culturais dos diversos públicos. Em algumas regiões, as campanhas focam no rádio ou carros de som, enquanto em outras, a internet é o principal meio de comunicação. “Buscamos produzir e compartilhar conteúdos de qualidade em diversos formatos sobre a educação ambiental de maneira didática e divertida. Nosso objetivo é criar um vínculo de identificação com diferentes públicos, proporcionando uma comunicação eficaz e inclusiva que impacte positivamente o maior número de pessoas”, afirma Camilla Horizonte, Gerente de Operações e Marketing da Reciclus.
A entidade recorre a influenciadores de nichos variados como Drauzio Varella (saúde), Laila Zad (sustentabilidade), Márcia Sensitiva (astrologia), Sheyla Cristina (humor e arquitetura), entre outros, para alcançar um público mais amplo, além dos embaixadores Naiumi Goldoni (maternidade e família) e o Professor de Biologia Samuel Cunha, também responsável pela produção de conteúdos educativos da entidade. Recentemente, a Reciclus lançou, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, a revista em quadrinhos “Uma Ideia Brilhante”, com o propósito de incentivar crianças e adolescentes a aprenderem, de maneira divertida, sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de lâmpadas fluorescentes, por meio de personagens icônicos da Turma da Mônica.
“Parcerias estratégicas, como veículos de mídia, prefeituras, secretarias de meio ambiente, outras entidades gestoras e embaixadores como o Professor Samuel Cunha são fundamentais para ampliar e disseminar conteúdos educativos de forma leve e descomplicada. A realização dessas parcerias destaca várias de nossas mensagens essenciais: pequenas mudanças podem fazer a diferença; o momento presente é crucial para promover transformações; a educação ambiental deve ser acessível a todos; e a importância e o papel das entidades gestoras”, explica Camilla.
Planos para o futuro
A Reciclus busca consolidar a imagem de uma entidade gestora moderna, empática e comprometida não apenas com o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, mas com o bem-estar do planeta e da sociedade. “Expandir o Programa Reciclus Educa para mais escolas e estruturar grandes campanhas em conjunto com outras entidades gestoras, são algumas das metas futuras”, finaliza Camilla.