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RD Summit traz tendências de marketing para 2023

Evento chega ao fim, mas seus ensinamentos não! Dentre os mais de 130 palestrantes, as apostas se concentram em conversational, dados, marketing de influência e experiência do cliente

“Tendência”, substantivo feminino que segundo o dicionário é “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma”. Ainda que no mundo corporativo esse tema seja relevante o tempo todo, essa definição ganha ainda mais tração no final do ano, quando executivos de diferentes áreas e segmentos buscam informações para expandir o crescimento em pilares de negócios.

Com marketing e vendas não poderia ser diferente. Durante as palestras do RD Summit, realizado em Florianópolis, diversos palestrantes, dentre os mais de 170 que passaram pelos 7 palcos ao longo de 3 dias de evento, trouxeram percepções e apostas para o próximo ano.

“Ainda que o futuro seja incerto e que a jornada do marketing seja extremamente complexa”, como destacou o co-fundador da RD Station, André Siqueira, durante a sua palestra, é importante observar o que outras empresas estão fazendo e, principalmente, o consumidor.

“Marketing digital e vendas são temas que mudam com muita frequência, especialmente por conta do surgimento de muitas redes sociais. Então, a gente sempre busca identificar as tendências, como elas podem impactar o dia a dia dos profissionais que estão à frente das empresas, traduzir e colocar a comunidade para debater isso”, acrescenta Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Pensando nisso, selecionamos quatro tendências de marketing para 2023 apresentadas pelos palestrantes da oitava edição RD Summit.

Conversational – Não é de hoje que o consumidor utiliza aplicativos e plataformas de conversa para interagir com as marcas. Dados da pesquisa Panorama, Mobile Time/Opinion Box Mensageria no Brasil, apontam que 99% dos brasileiros entrevistados possuem o WhatsApp instalado no celular.

Diversos empreendedores de pequenas e médias empresas utilizam o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes. Na era do conversational, isso significa que todas as trocas com os clientes podem acontecer de maneira rápida e integrada. Guilherme Horn, head no Brasil do WhatsApp, é enfático: “As pessoas desejam atendimento exclusivo e em tempo real”.

Entendendo a importância do tema, que foi a estrela da do primeiro dia, a RD Station anunciou na abertura do evento seu foco em conversational, mais precisamente no desenvolvimento e integração de funcionalidades do WhatsApp para seus produtos. A novidade foi apresentada pelo CEO Eric Santos que também falou sobre os 10 anos de empresa e sobre a evolução do Inbound Marketing durante esse período.

“WhatsApp vem complementar nosso portfólio de ferramentas para humanizar e agilizar o relacionamento com clientes e prospects e, somado a outros canais, amplia a estratégia de inbound marketing e vendas para criar mais alcance e impacto, além de economizar tempo das equipes”, comenta Eric Santos, CEO da RD Station.

Consumer experience – Muito além de deixar o cliente feliz, a experiência do cliente pressupõe profundo conhecimento sobre o próprio público, o cenário em que ele está, seus concorrentes e o potencial de inovar para continuar retroalimentando a satisfação de quem compra.

A especialista em posicionamento April Dunford destaca que comprar é muito difícil e pode ser uma experiência frustrante para os consumidores. Ao explicar como uma marca pode se posicionar no mercado, a palestrante destaca que é preciso conhecer o cliente, o meio em que se insere e seus concorrentes para facilitar o ato de comprar. “Consumidores satisfeitos são aqueles que conseguem entender os detalhes do produto e tomar uma decisão de compras. Para isso, é preciso criar uma narrativa, um storytelling.

Marketing de influência – Nas palavras de Bianca Andrade, a Boca Rosa, “o marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas, para que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos”.

Não adianta somente estar nas plataformas digitais, para influenciar é preciso planejar, recrutar, negociar e mensurar resultados para entender quais as melhores ações para atingir o público alvo e conquistar potenciais clientes. Pedro Alvim, gerente sênior de redes sociais na Magalu, “a construção de influência é consequência das escolhas da marca”.

Data driven marketing – A análise de dados é um dos caminhos para inovar, o que segundo Rosângela Menezes, fundadora da Awalé e especialista em big data aplicado à gestão de marketing, “pode ser muito mais simples do que parece”.

A palestrante destacou que o marketing de dados já é uma realidade para entender melhor o mercado e os clientes, direcionar estratégias e por consequência já é uma realidade. “Todas as empresas já deveriam estar estudando informações, mesmo que ainda não tenham as melhores ferramentas do mercado porque trabalhar com dados é sobre mindset, ou seja, qualidade ao invés de quantidade, na busca pelas melhores estratégias”.

Sobre o RD Summit 2022

A 8ª edição do RD Summit 2022, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de outubro no CentroSul (Centro de Convenções de Florianópolis) com discussões como criação de conteúdo relacionada a empreendedorismo, estratégia de marketing, relacionamento com marcas e muito mais. Além disso, para democratizar o acesso de participantes de todas as regiões do Brasil, a organização do evento, em parceria com o TikTok, preparou o RD Summit Live Show, uma experiência totalmente online e gratuita simultânea ao evento principal.

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