Por trás de um simples sorriso, pode existir uma verdadeira revolução. É com essa mensagem que a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que estrutura a cadeia de reciclagem e transforma vidas, lança sua nova campanha institucional: “Quem recicla, sorri”. A iniciativa convida o consumidor a olhar para além da embalagem e enxergar o impacto real de suas escolhas de compra.
Com mais de 7 mil marcas parceiras, a eureciclo já repassou mais de R$92 milhões as organizações de catadores e operadores parceiros. Uma das ações centrais da campanha é o vídeo-manifesto, que propõe um olhar crítico, mas esperançoso: sim, é possível fazer certo, e provoca uma reflexão comum entre pessoas engajadas com a sustentabilidade: embora a jornada individual rumo a hábitos mais conscientes seja importante, ela é limitada diante da escala dos desafios ambientais. O conteúdo reforça o papel da eureciclo como agente potencializador de mudança, ao mostrar que o selo presente nas embalagens vai além de um símbolo — ele representa o investimento real das marcas na reciclagem e a oportunidade de o consumidor fazer parte de uma transformação sistêmica, com impacto socioambiental concreto.
Para Camila Vidal, Head de Marketing da eureciclo, “Quem Recicla, Sorri” é mais do que um slogan, é um convite para enxergar a reciclagem de forma positiva, com verdade, impacto social e transparência. Por trás de um selo, pode existir uma grande transformação. E por trás do sorriso do selo eureciclo, existe compromisso, impacto e uma forte estruturação da cadeia de reciclagem”.
A comunicação ganha destaque acompanhada de uma boa notícia: a reciclagem no Brasil tem ganhado novos aliados — consumidores cada vez mais atentos e marcas que fazem a diferença. Uma pesquisa nacional realizada no segundo semestre de 2024, pela Ilumeo, com mais de 2.700 entrevistados, revela que:
● 86% dos consumidores consideram muito importante que embalagens tenham selos de reciclagem.
● 67% afirmam que compram produtos com selos ambientais, como o eureciclo.
● A eureciclo lidera a lembrança espontânea, com 52% dos entrevistados mencionando o selo como o primeiro que vem à mente.
● 75% reconhecem o selo eureciclo nas embalagens.
● E mais da metade (56%) dizem considerar comprar produtos que tenham o selo.
● Esses números reforçam uma mudança de comportamento: selos de sustentabilidade já são o 4º fator mais relevante na decisão de compra, atrás apenas de preço, qualidade e origem do produto
“Reciclar é um ato coletivo. Quando marcas investem em soluções reais, e consumidores escolhem com consciência, todo mundo sai ganhando — inclusive o planeta”, completa Camila.
O selo que conecta impacto e reputação
Presente em marcas de todos os tamanhos e segmentos — de alimentos a cosméticos, de bebidas a produtos de limpeza — o selo eureciclo tem ganhado força como um atributo de valor para empresas que querem se comunicar com propósito. Não à toa, é considerado por muitos o selo de reciclagem mais amado do Brasil.
Ao adotar o selo, a marca não apenas declara seu compromisso ambiental, como investe diretamente na cadeia de reciclagem, estruturando gerando impacto positivo em organizações de catadores, operadores e trabalhadores que atuam com resíduos em todo o país.
Com visual renovado, ensaios de produtos selados e uma linguagem acessível, a campanha “Quem Recicla, Sorri” foi criada para gerar identificação com o consumidor atual e inspirar novas atitudes. É um convite para que todos — empresas e pessoas — façam parte de uma reciclagem de verdade. Assista ao vídeo completo aqui:
Ficha Técnica:
Empresa: eureciclo
Campanha: Quem recicla, sorri
Coordenação campanha: Stephanie Oliveira
Produtora: Kontent Hub
Vídeo:
Direção Geral: Yuri Franco
Produtora Responsável: Mariana Milanez
Direção de Fotografia: Karine Barbosa
Captação imagem: Karine Barbosa
Assistentes de Câmera: Marcelo Stehlick
Edição e Cor: Karine Barbosa
Motion: Jéssica Abreu
Locução: Thiago Mart
Ator: Rafael Fontenelle STAFF: Bandeira Paulista
Segurança: Givaldo Gomes Da Fonseca
Transporte: Via Cine
Motorista: Jeferson Cordeiro Ferreira
Shooting:
Direção Geral: Yuri Franco
Produtora Responsável: Maria Eduarda Veggian
Fotógrafa: Mayã Guimarães
Assistente de Fotografia: Marcela Freitas
Retouch: Mayã Guimarães
Produção de Casting: Rafael Fontenelle
Casting: Isadora Garaluz, Camila Johann, Diego Barbosa, João Carlos Alves
Captação de Conteúdos: Lucas Guido
Edição de Conteúdos: Gustavo Lobato