Com o surgimento e impacto das redes sociais e consequentemente a popularização do marketing digital, o tema relacionado a marca pessoal e branding pessoal tem se tornado cada vez mais presente entre profissionais, empresários e empreendedores. Porém, o que ocorre é que muitas vezes não se tem clareza da diferenciação entre ambos. Neste artigo, irei explorar as diferenças entre esses dois conceitos e a importância de cada um deles.
Com o acirramento da competitividade no mercado de trabalho e as necessidades dos profissionais se destacarem em suas áreas, se fez necessário a questão de se cultivar uma marca pessoal forte no mundo híbrido que vivemos (online e off-line)
Mas o que exatamente é branding pessoal?
Branding Pessoal ou Personal Branding é um modelo de gestão estratégica orientada para a marca VOCÊ, onde todas as decisões e ações devem ser pensadas a partir da MARCA, que é seu ativo mais valioso.
Mas simplificando, é a arte de criar uma marca para si mesmo. É a construção intencional de uma imagem que reflete quem você é e o que você representa. O objetivo é construir reputação e aumentar a rede de contatos para que o(a) procurem pelo seu conhecimento e expertise.
Muitos tratavam como mais uma modinha vinda de fora, mas desde 2012 venho batendo na tecla da importância de se fazer uma gestão da marca pessoal de forma eficaz. Mas você pode estar se perguntando por que eu acho que o personal branding ou branding pessoal é importante!
Existem muitas razões que trago abaixo para se confirmar que a gestão de marca pessoal é uma estratégia inteligente e valiosa:
Diferenciação da concorrência
Não existe restrição quanto a área de atuação, com toda certeza você tem vários concorrentes fazendo o mesmo que você em sua área.
Então como diferenciar-se?
O desenvolvimento de uma marca pessoal forte baseada em estratégia, ajudará a se destacar da multidão. Ao estabelecer sua estratégia com base na sua identidade, habilidades, crenças valores e diferenciais, além de cultivar uma imagem consistente, você irá se tornar mais memorável, desejável e atraente para os empregadores, clientes e parceiros de negócios.
Credibilidade
Quando bem desenvolvida uma estratégia, sua marca pessoal se torna mais sólida, apoiando na construção de credibilidade e confiança em sua área de atuação. Quando você é percebido como um especialista, as pessoas se tornam mais propensas a confiar em você e a buscar seus serviços, consultoria e mentoria, consequentemente isso abre portar para que novas oportunidades de networking, parcerias de negócios e convites para eventos ou palestras batam à sua porta.
Maior visibilidade
Quando na estratégia se trabalha os itens acima, automaticamente consegue-se fazer com que a marca pessoal ganhe maior visibilidade e alcance. Por exemplo, ao se construir uma presença online forte, o profissional terá a oportunidade de se conectar com pessoas “de todo o mundo” e expandirá automaticamente sua rede de contatos.
Resultado desse processo: possibilidade de novas oportunidades de negócios, colaborações e reconhecimento em sua área de atuação.
Gerenciamento de reputação
Reputação outro ponto fundamental que advém de todo esse processo estratégico. Quando a marca pessoal possui em suas redes sociais por exemplo perfis e criar conteúdos relevantes e interessantes, consegue-se direcionar de forma estratégica e inteligente a maneira como é percebido pelos outros.
Estamos falando da percepção que as outras pessoas têm de alguém com base em suas ações, comportamentos e interações, ou seja, posso dizer que é a forma como a sociedade em geral vê essa marca. A Reputação não se constrói do dia para a noite, é um trabalho feito por ações consistentes, comportamentos éticos e responsáveis, que impactarão no progresso de uma carreira, oportunidades futuras de trabalho além das próprias relações pessoais.
Desenvolvimento profissional
Com uma boa estratégia de marca pessoal, consegue-se apresentar os pontos fortes, diferenciais e valores de uma marca, tornando-a assim, um impulsionador da carreira profissional. Unindo diferenciação, credibilidade, visibilidade e gerenciamento, estabelecer uma marca como especialista em uma área de atuação é questão de tempo e fará com que está marca se mostre um recurso valioso para aqueles que já estão conectados a ela bem como aqueles que desejam contratar ou trabalhar com ela.
Mas vale um alerta!!!
Nada disso pode ser FAKE, construído de forma que não represente a essência da marca pessoal, ou seja, quem você realmente. A comunicação e o marketing pessoal da marca pessoal devem transmitir o que realmente a marca é, caso contrário, queimar-se no mercado será uma questão e tempo.
Agora que já falei da estratégia, vamos para “VOCÊ”!
O que é marca pessoal?
A marca pessoal, por sua vez, é formada por um conjunto de características pessoais, crenças, valores, habilidades, conhecimentos e propósito que fazem com que essa pessoa se destaque. Muitos acham que a marca pessoal é importante apenas para alguns profissionais que precisam aparecer realmente no mercado, mas na verdade a marca pessoal é para todos os empreendedores, autônomos, colaboradores de uma empresa, ou seja, para todos que desejam se destacar em suas carreiras.
Uma marca pessoal forte:
- fortalecerá a marca corporativa;
- conquistará mais clientes;
- ampliará a consciência de marca para seus ecossistemas;
- tornará a marca corporativa mais humanizada;
- gerará maior sentimento de confiança no cliente.
Além disso, estabelecerá uma reputação sólida e confiável, o que pode ser fundamental para o sucesso na carreira. Mas vale lembrar que uma marca pessoal não anda só, ela precisa estar muito bem conectada ao marketing pessoal, pois essa marca pessoal precisa ter uma comunicação verbal e não verbal de forma alinhada, precisa ter uma imagem que reflita o(a) profissional de forma assertiva, entre outros pontos.
Em síntese, embora os conceitos pareçam ser a mesma coisa, o personal brand ou marca pessoal é um conceito que revela quem somos, o que valorizamos e o que podemos oferecer, já o personal branding/branding pessoal é o processo e a estratégia para se alcançar o objetivo da marca pessoal.
Dicas para construir uma marca forte
- Defina seus valores e propósito da marca;
- Crie uma identidade visual coerente e consistente;
- Estabeleça uma presença forte nas redes sociais e outros canais de comunicação;
- Investir em marketing para se promover;
- Mantenha uma comunicação clara e coerente com seu público.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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