segunda-feira, novembro 18, 2024
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Profissionais se reúnem para conceituar o novo mercado de mídia

Na última semana, a Ipsos Media CT – área especializada em mídia, conteúdo e tecnologia – teve a iniciativa de promover a criação de um grupo de profissionais dedicados à construção colaborativa de conhecimentos relacionados ao mercado de mídia.

Batizado de Le Nid (o ninho em francês), o movimento pretende acolher profissionais que estão interessados em entender e desenvolver soluções para o novo mundo da mídia. Le Nid agrega anunciantes, agências, veículos, entidades associativas da mídia tradicional e digital além do mundo acadêmico.

O cenário de mídia vem passando por transformações rápidas, intensas e profundas. E o grupo tem como principal objetivo produzir e compartilhar conhecimentos e experiências didáticas e inspiradoras, respaldadas pela multidisciplinaridade dos participantes.

“A adesão das primeiras pessoas que convidamos para participar do Le Nid foi imediata e entusiasmada. Muito conhecimento vem sendo produzido de forma compartimentada e a reunião dessas iniciativas tem grande potencial sinérgico. É uma necessidade de mercado”, afirma Flavio Ferrari, Diretor Geral da Ipsos MediaCT.

Durante o primeiro encontro, o grupo decidiu dedicar-se a dois propósitos complementares: ampliar o entendimento do novo mundo da mídia, conteúdo e tecnologia e trazer resultados concretos para o mercado de forma contínua.

“Os participantes elencaram vários temas relevantes, que merecem toda a atenção, mas decidiu priorizar conceitos e métricas como temas iniciais. O primeiro passo será fazer um mapeamento das percepções dos stakeholders em relação ao novo contexto da mídia”, explicou Vanessa Mathias, diretora da Ipsos MediaCT e moderadora do Le Nid.

O próximo passo será avaliar as métricas de acordo com os novos conceitos. O grupo deverá seguir a disciplina de encontros mensais e promover eventos abertos ao mercado para compartilhar os resultados dos trabalhos.

“O universo de métricas no mundo digital é imenso e oferece uma profusão de oportunidades de uso, mas é preciso ter atenção aos objetivos dos clientes e campanhas para que tenhamos monitoramento correto das métricas. E como uma boa solução de comunicação precisa ter uma visão multiplataforma, também se faz necessário estabelecer a correspondência entre as métricas on e off para uma analise de efetividade”, comenta Andrea Costa, Gerente de Pesquisa e  Inteligência de Mercado da Editora Abril.

O primeiro encontro que aconteceu na sede da Ipsos, em São Paulo, contou com a participação de importantes profissionais como:

Fátima Rendeiro – NBS e Grupo de Mídia/RJ
Cristina Rother – WalMart.com
Andrea Costa – Ed. Abril
Sonia Leme – Unilever
Peter Kronsten – Copenhagen Institute for Futures Studies (CIFS)
Anelise Age – RPC (Curitiba)
Roberto Chiarichi   – Fundação Casper Líbero
Michel Alcoforado – Consumoteca
Wilma Montilha – Ed. Globo e ANER
Tarcízio Silva – Social Figures
Solange Uhieda – EraTransmedia

Esta iniciativa também conta com o apoio do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e do Grupo de Mídia de São Paulo e já tem a adesão de mais de 20 profissionais representantes de agências de propaganda, veículos de comunicação e entidades representativas do setor.

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