O Prêmio Desafio Estadão Cannes 5ª edição apresenta mudanças que tornam mais fácil a ida ao Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. Criado pelo Grupo ESTADO, representante oficial do Festival no Brasil, o prêmio tem como objetivo estimular agências e anunciantes a pensarem no Estadão como uma plataforma multimídia, que acessa diferentes audiências em diversos momentos.
Durante o evento de lançamento da 5ª edição, que aconteceu hoje em São Paulo, foram apresentadas as principais mudanças na premiação. As novidades ficam por conta das novas categorias e facilidade nas inscrições. Nesta edição, além das categorias já existentes “Branded Content”, “Brief Desafio” e “Profissional de Mídia do Ano”, entram a de “Criação” – que uniu as antigas “Impresso” e “Multiplataforma” – e a de “Vídeo”, que conta com o patrocínio da Teads, plataforma completa e global de mídia. As campanhas veiculadas nas plataformas específicas passarão por uma seleção e as agências receberão um convite para fazer a inscrição, de forma totalmente gratuita.
“Encontramos uma maneira de tornar ainda mais fácil a participação de todos no Prêmio. Todas as peças que já tenham sido veiculadas no Estadão de 01 de março a 31 de dezembro de 2018 já estão sendo consideradas e serão convidadas a se inscreverem. E a categoria Brief Desafio é aquela que vai instigar os novos talentos a procurar uma solução de comunicação para uma temática tão relevante como a dos Refugiados”, revela Flávio Pestana, Diretor Executivo Comercial do Estadão.
O julgamento será realizado em fevereiro de 2019 através de um júri formado por profissionais do mercado e representantes do Estadão. Totalizando nove pacotes, os vencedores receberão: um troféu Ex-Libris, símbolo do jornal; passagem aérea, hospedagem e inscrição para o 66º Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade.
Conheça melhor as categorias da premiação:
– Vídeo
Campanhas veiculadas em vídeo divulgado no site estadão.com, usando a plataforma Teads.
– Branded & Content
Melhor integração de conteúdo original produzido pelo Estadão e a marca do cliente.
– Criação
Todas as campanhas e peças que tenham tido veiculação em qualquer uma das plataformas do Estadão, na emissora de rádio “Rádio Eldorado” e/ou eventos da rede. Nesta categoria, a campanha será julgada pela criatividade, pelo melhor uso da estratégia
de mídia e melhor uso das plataformas “Estadão”, sem utilização de conteúdo original do Estadão.
– Brief Desafio
Criação exclusiva para o Prêmio de uma campanha inédita sob tema de conscientização social. Criativos de qualquer agência (publicidade, live marketing, conteúdo, relações públicas e comunicação) poderão participar e criar uma campanha – utilizando as plataformas do Estadão – com o tema: “Conscientização sobre aceitação de refugiados”.
– Mídia do Ano:
A eleição de Mídia do Ano acontece por meio de votação online, a ser realizada em 2019, aberta somente a profissionais de mídia cadastrados no mailing do Estadão. Três profissionais de destaque do mercado nacional são indicados pelo veículo para concorrerem ao título. Andrea Hirata, vice-presidente de mídia da Leo Burnet Tailor Made, foi eleita a profissional de Mídia do Ano na última edição do Prêmio.
Campanha Publicitária:
Para a 5ª Edição do Prêmio, a Dentsu é agência responsável pela criação da campanha. Sob o mote “Pela honra. Pela glória. Pela viagem para Cannes com tudo pago”, as peças brincam com a ideia de duelo medieval entre agências e nomes do mercado, destacando a facilidade em participar do Prêmio.
Jurados:
O Estadão elegeu 13 profissionais das áreas de mídia, criação e estratégia de grandes agências do país, além de jornalistas do veículo, para compor o júri:
Adriano Alarcon – DM9DDB
André Marques – WmcCann
Catia Luz – Estadão
Daniel Lopes – Estadão
Ellen Kiss – Itaú
Felix DelValle – Ogilvy
Glaucia Montanha – Y&R
Keka Morelle – Almap
Larissa Magrisso – W3Haus
Marcelo Lenhard – Hands
Monika Cerqueira – Teads
Paula Ilha – DPZT
Renata D’Avila – Fbiz