O Estadão – representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade no Brasil – anunciou na última quarta-feira (13) os vencedores do “Prêmio Desafio Estadão”, criado para estimular a criação de campanhas publicitárias em várias plataformas, atendendo às atuais estratégias dos anunciantes para atingir seus consumidores diversas vezes, de maneiras e em momentos diferentes.
A votação, que aconteceu entre os dias 1º a 31 de março de 2015, escolheu o Profissional de Mídia do Ano e as Agências e os Anunciantes que desenvolveram a melhor campanha publicitária multiplataforma nas categorias: Mercado Imobiliário, Varejo, Indústria, Serviços e Branded Content.
Eleito por meio de votação na internet, o Mídia do ano foi Flavio De Pauw, Diretor de Serviços a Clientes da AlmapBBDO. As campanhas vencedoras da primeira edição do prêmio são:
- Mercado Imobiliário: Tijolo Moeda Forte – Fernandez Mera Negócios Imobiliários – Publicidade Archote – https://vimeo.com/123879862;
- Varejo: 15 anos Shopping Pátio Higienópolis – Shopping Pátio Higienópolis – DPZ;
- Indústria: Dove Projeto Emoções da Copa – Unilever – CuboCC – https://youtu.be/RaVSkjzscjI;
- Serviços: Marca TOTVS – Totvs – F.biz – https://youtu.be/4dhSsttoRnU;
- Branded Content: Uso Consciente da Água – Consumo Responsável nos Condomínios – Sabesp – Fischer;
A definição das peças vencedoras aconteceu em duas fases. Na primeira delas, um comitê interno, composto por profissionais do Estadão, foi o responsável por escolher as campanhas finalistas em cada categoria de acordo com os critérios estipulados pela premiação. Já na segunda fase, as agências que tiveram suas peças pré-selecionadas submeteram ao site do prêmio uma defesa sobre a estratégia elaborada para a campanha, bem como cópia das peças veiculadas e ficha técnica completa. Para o julgamento final das peças, o “Prêmio Desafio Estadão” contou com a participação de um júri formado por profissionais do mercado publicitário e representantes do Estadão: Alexandre Ugadin (FCB Brasil), Bruno Prosperi (AlmapBBDO), Daniella Gallo (Ogilvy Brasil), Guga Ketzer (Loducca), Gustavo Gaion (Y&R), José Henrique Borghi (Borghi/Lowe), Luis Flavio Padilha (Havas América Latina), Luiz Ritton (Lew’Lara\TBWA), Mario D’Andrea (Dentsu), Camilo Rocha (Estadão) e Cátia Luz (Estadão).
“Como o próprio slogan do prêmio dizia, não foi um trabalho fácil, tanto para nós do Estadão fazermos a seleção das campanhas com legitimidade para participar, como o processo para as agências concluírem seu processo de inscrição, que era bastante criterioso”, explica Flavio Pestana, Diretor Executivo Comercial do Estadão. “Mas acreditamos que as peças vencedoras nos mostram que o mercado ainda pode evoluir muito na criação de campanhas multiplataforma. Por isso, enxergamos que a criação desse prêmio foi acertada, para desafiar o mercado a pensar o jornal além do papel e mostrar que há inúmeras possibilidades”, afirma.
Como prêmio, o Estadão dará 16 viagens à Cannes, sendo os ganhadores, além do Mídia do Ano, os profissionais de criação e de mídia das agências e de seus anunciantes, que fizeram parte das equipes responsáveis por desenvolver campanhas criativas e integradas, cuja estratégia contemplaram peças veiculadas no período de 1º de março de 2014 a 31 de março de 2015, em mais de uma plataforma de mídia pertencente à marca Estadão – jornal, site, tablet, rádio, mobile, eventos e TV Estadão. As viagens incluem passagem aérea, hospedagem e inscrição no festival para todos os vencedores.
Conheça todas as campanhas vencedoras no site http://desafio.estadao.com.br/.