sábado, dezembro 13, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesPrêmio Colunistas 2025 abre inscrições

Prêmio Colunistas 2025 abre inscrições

Um dos mais tradicionais reconhecimentos da propaganda brasileira chega à edição de 2025 totalmente renovado. O Prêmio Colunistas, que há 58 anos valoriza e celebra a criatividade e a excelência em comunicação, apresenta uma nova identidade visual desenvolvida pela WMcCANN, responsável por traduzir em design o equilíbrio entre legado e futuro.

Além da nova marca, o Colunistas lança também um novo site, projetado para oferecer maior praticidade e acessibilidade. O regulamento da premiação foi atualizado, alinhando-se às transformações do mercado e às novas funcionalidades da plataforma digital, que serão apresentadas ao longo da edição. À frente da modernização está Tiago Ferrentini, diretor-executivo da Editora Referência e filho de Armando Ferrentini, um dos criadores do prêmio.

Tiago Ferrentini, diretor-executivo da Editora Referência

A atualização da marca vai além da estética: representa a modernização do Colunistas e sua sintonia com a constante evolução da indústria. A criação é de Felipe Gomes, designer e diretor de criação associado da WMcCANN, que buscou transformar a marca em um ícone de referência para o mercado.

Os traços do antigo logotipo foram reinterpretados em uma única forma, dando origem a um símbolo que sintetiza o universo da comunicação. O “C” remete não apenas a “Colunistas”, mas também a conceitos como criatividade, campanha, conteúdo, conceito, conexão, colaboração, conversa e comunicação. O resultado é uma marca dinâmica, que se expressa e se conecta com o setor em constante transformação.

A escolha das cores reforça essa proposta: o verde neon traduz inovação e energia, exaltando boas ideias, enquanto o laranja simboliza criatividade, imaginação e entusiasmo.

Felipe Gomes, designer e diretor de criação associado da WMcCANN

“Mais do que atualizar a estética, minha intenção foi criar uma marca que refletisse a energia da transformação que o mercado vive, sem abrir mão do legado de credibilidade do Colunistas. É uma identidade que olha para frente, mas que também homenageia o passado”, afirma Gomes.

Novas regionais

A partir de 2025, a Editora Referência assume a realização do Prêmio Colunistas, que passa a contar com novas regionais e coordenações. Fernando Vasconcelos será responsável por Brasília, Minas Gerais e Espírito Santo; Renata Suter ficará à frente das regionais Centro-Leste e Rio de Janeiro; Nelson Cadena coordenará a região Norte/Nordeste; a própria Editora Referência conduzirá São Paulo e Rejane Brum responsável pela coordenação do Sul. Cada regional terá suporte técnico próprio, além de atendimento online e contatos diretos disponíveis no site oficial.

Novo site e inscrições

O novo site, criado pela empresa Dala Code e considerado um projeto de longa data finalmente concretizado, centraliza todo o processo da premiação: inscrições, julgamento, pagamento (via boleto, Pix ou cartão). Desenvolvido em PHP e JavaScript, com banco de dados MySQL e infraestrutura em nuvem, o sistema garante escalabilidade e segurança. A solução é 100% web, sem necessidade de instalação, e conta com integração nativa com meios de pagamento, oferecendo praticidade e confiabilidade para as agências.

Uma das principais novidades é a possibilidade de realizar todo o procedimento por meio de dispositivos móveis, atendendo a uma demanda recorrente das agências.

As inscrições para o Prêmio Colunistas 2025 estão abertas a partir de 29 de setembro, e se encerram, sem prorrogação, em 15 de dezembro, em todo o território nacional.

Serão aceitas inscrições de peças produzidas e veiculadas entre 1º de novembro de 2024 e 15 de dezembro de 2025, que não tenham concorrido em edições anteriores.

Campanha

A WMcCANN é responsável pela campanha de lançamento da edição 2025, que marca o início de uma nova fase para o Colunistas. A estratégia de divulgação da nova edição será realizada em etapas. A primeira contempla um teaser inicial, seguido do lançamento da marca e da veiculação de peças digitais e filmes. A segunda fase, a partir de outubro, contará com influenciadores e novos conteúdos para reforçar o convite às inscrições.

Artigos relacionados

Novidades