Pare para pensar! Quando um potencial cliente está pensando em adquirir se serviço ou até mesmo seu produto, o que você acha que normalmente ele faz?
Bom, com certeza assim como eu e você, ele fará algumas buscas nas redes sociais, talvez procurando por recomendações de pessoas que já consumiram os seus serviços e/ou produtos, entre outras coisas…
Isso mostra que a empresa precisa estar muito bem alinhada estrategicamente em todos os pontos de contato da marca, sejam eles off-line ou online, que é o primeiro caminho de busca destes consumidores hoje em dia e inúmeras vezes ocorre por conta dos colaboradores que compartilham conteúdos, opiniões etc. Daí o porquê do título deste artigo!
Quando a empresa compreende a importância de se investir na marca pessoal de seus colaboradores, ela automaticamente está “abrindo portas” para se chegar a um público por intermédio de alguém que eles, os consumidores e prospects confiam, conhecem ou se relacionam de alguma maneira. Isso impactará num aumento de credibilidade e confiança em relação a marca corporativa, pois esses percebem autenticidade nessas marcas pessoais e o que elas propagam.
Já não é de hoje que se fala da importância de autenticidade nas marcas. Um estudo feito em 2017 pela Stackla, plataforma líder de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), examinou o conteúdo que estava sendo criado e compartilhado online e também o que mais influencia as decisões de compra dos consumidores, e chegaram a um resultado de que 86% destes consumidores, os quais afirmavam que a autenticidade é um fator-chave ao decidir quais marcas eles se conectariam. Outro dado interessante é que segundo matéria do Jornal Visão de Negócios, de 18 de maio de 2023, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Nielson, 92% dos consumidores confiam em recomendações de amigos e familiares, enquanto apenas 14% confiam em anúncios tradicionais. Isso nos mostra que os consumidores e possíveis consumidores tem uma maior probabilidade de confiar em conteúdos/recomendações compartilhadas por pessoas do que as compartilhadas pela própria marca.
Com esses dados é possível entender que não é um gasto, mas sim um investimento proporcionar o desenvolvimento estratégica das marcas pessoais dos colaboradores, isso irá diretamente tornar a marca corporativa mais humanizada, estreitar o relacionamento com os clientes, os quais irão se tornar mais conectados com a marca, além de se ter os colaboradores como advogados da marca corporativa.
Não vou entrar aqui nos benefícios da marca pessoal para o colaborar pois esse foi um dos pontos que abordei no meu artigo anterior – A importância das marcas pessoais em uma empresa, mas as marcas corporativas podem sim se beneficiar delas, as marcas pessoais, para
obter maior visibilidade e ampliar ou consolidar sua reputação, pelo simples fato delas serem reconhecidas com críveis. Empresas que investem na construção estratégica das marcas de seus colaboradores, acabam tendo profissionais mais engajados e dedicação ao posicionamento, missão e propósito da empresa.
Consolidar a marca corporativa por meio das marcas de seus colaboradores é um grande investimento quando se pensa não só nas questões de atendimento e experiência do cliente, mas também no momento da contratação de novos colaboradores para enriquecer o time. Pesquisa da Glassdoor, empresa com foco em Employer Branding apontou que 79% dos candidatos a emprego nos EUA usam as redes sociais em sua busca por emprego, mostrando que as publicações e comentários compartilhados nas redes pelos atuais colaboradores são importantes. Isso claramente auxilia na construção da reputação da marca corporativa, sua autenticidade e alinha a comunicação com os públicos de interesse.
Mas como a marca corporativa pode trabalhar a marca pessoal de seus colaboradores?
Pela minha experiência há 12 anos trabalhando com esse tema de construção de marcas pessoais, a forma mais efetiva é a que acontece por meio de workshops/treinamentos, nos quais se trabalha o autoconhecimento, autenticidade e construção estratégica das marcas pessoais, mostrando a eles os benefícios que esse processo trará para carreira deles bem como para a empresa onde estão inseridos. Por outro lado, neste processo a marca corporativa poderá difundir de maneira mais clara sua missão, valores, propósito e cultura, para que os funcionários possam alinhar suas próprias narrativas pessoais à identidade da empresa.
Um ponto complementar a esse processo é apoiar a presença online dos colaboradores fornecendo orientações e recursos para que eles desenvolvam uma presença online profissional, isso inclui otimizar seus perfis em redes sociais profissionais, incentivar a criação de conteúdo relevante e de qualidade, e fornecer diretrizes sobre o uso apropriado das mídias sociais em consonância com a imagem da empresa.
Vale a pena ressaltar que a marca pessoal de um colaborador é construída principalmente pelas próprias ações tomadas por ele, suas experiências e realizações. A marca corporativa pode fornecer suporte e oportunidades para que os colaboradores desenvolvam suas marcas pessoais, mas é de responsabilidade de cada um deles gerenciar sua própria reputação e imagem profissional tendo em mente o impacto que elas possuem em na relação com a marca corporativa.
Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.
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