domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPet food cresce em valor pautada por aumento de preços

Pet food cresce em valor pautada por aumento de preços

O mercado de alimentos para pets cresceu 12 pontos percentuais em penetração nos últimos quatro anos. Isso significa que mais de 7,8 milhões de lares passaram a comprar alguma ração para cão ou gato, totalizando 62% das famílias brasileiras colocando a categoria em seus carrinhos de compra. O perfil que mais ganhou espaço neste período foram domicílios sem crianças e com até 4 pessoas.

A categoria de pet food apresentou crescimento de 14,2% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês deste ano. Segundo dados da divisão Worldpanel da Kantar, a ascensão foi pautada pelo aumento de preços – alta de 15,4%, absorvida pelos consumidores. O volume, por sua vez, se sustentou pela penetração (+10,4%), principalmente nas classes D e E (+13,2%). Isso sem contar as compras maiores das classes A e B (+3,0%).

Em relação aos estabelecimentos que vendem alimentação, o canal especializado (pet shop + casa agrícola) apresentou desaceleração (-3,7% de contribuição em volume). Aqui, contudo, as casas agrícolas, com mais de 10% de importância entre os canais, são as que mais contribuem para essa queda.

Os e-commerces (+0,8%), por sua vez, já colaboram mais com as vendas do que os canais tradicionais (+0,7%). Nesse contexto, aplicativos são destaque quanto à relevância, saltando de 31,7% de contribuição para 38,8%. Ainda assim, o WhatsApp continua como queridinho dos brasileiros, abocanhando 44,8% das solicitações.

Quando o assunto é alimentação, a preferência varia conforme o pet que se tem em casa. Para cães, o mix de industrializada e caseira desponta, passando de 45% em junho de 2023 para 47,9% no mesmo período deste ano. Já para gatos, a comida industrializada é destaque, indo de 61% para 62,1%.

Artigos relacionados

Novidades