domingo, abril 28, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDestaquesPesquisa VanPro confirma crescimento das agências

Pesquisa VanPro confirma crescimento das agências

As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em sua maioria, segundo indica a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, junto a 278 agências de 21 Estados e do Distrito Federal. Os dados, colhidos em março de 2023 e que se referem ao ano de 2022, mostram que a receita da maioria das empresas do setor seguiu em crescimento no ano passado, em comparação a 2021, assim como a percepção de um futuro melhor para o próprio negócio.

Importante termômetro dos negócios e da gestão das agências, a pesquisa VanPro mostra que, em 2022, 82% delas aumentaram sua receita em comparação ao mesmo período de 2021, e dessas, 30% cresceram acima de 30%.

“Esta nova pesquisa VanPro do Sistema Sinapro/Fenapro consolida o ano de 2022 como um período de recuperação e avanço do setor, com a retomada pós-pandemia praticamente consolidada. Isso trouxe uma melhora nas perspectivas para o setor, com a grande maioria das agências bastante otimista”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. Ele destaca que os dados mostram que boa parte das agências, em um bom ambiente de negócios, foi bem-sucedida em identificar ou criar novas oportunidades.

Ainda de acordo com a pesquisa, um ponto de destaque é que, dentre as empresas que cresceram mais de 20%, a distribuição por tamanho da equipe, receita, tempo de empresa ou região do país é praticamente uniforme. “As agências que conseguiram este êxito o fizeram por conta de suas decisões, posicionamentos e gestão”, avalia Queiroz.

Sondado pela primeira vez pela VanPro, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho criativo também está em crescimento dentro das agências, com 1/3 delas já utilizando e outro terço com pretensões em adotar a tecnologia ainda em 2023.

Variação de Receitas

Do ponto de vista financeiro, o cenário foi considerado de estabilidade. Na comparação do desempenho, 50% registraram aumento de receita em relação a 2021, índice próximo ao da pesquisa anterior, de 53%. Destaca-se o fato de que 30% do total dos entrevistados apontou aumentou de receita superior a 20% em 2022. Já 32% das empresas apontaram estabilidade na receita, na comparação de 2022 com 2021. Em contrapartida, na ponta de quem não ganhou, 8% reportaram perdas de mais de 30% de sua receita em 2022.

Perspectivas

Sobre as perspectivas de futuro para a própria agência, 65% dos entrevistados as consideram boas em 2023, e 25% preveem estabilidade. O índice dos que estimam um futuro ruim, muito ruim ou de interrupção das atividades variou de 5% para 7%, enquanto os que não conseguem prever são 3% dos respondentes.

“As projeções de futuro mostram que o crescimento empresarial e do setor talvez passe mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas. Os 30% que apontaram crescimento superior a 20% mostram que este caminho é possível”, analisa o presidente da Fenapro.

Aplicação de IA no Trabalho Criativo

Pesquisado pela primeira vez pela VanPró, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, mostrou que 31% das empresas já colocam em prática tais recursos, ao passo que outros 33% pretendem utilizar essas ferramentas ao longo de 2023. Por outro lado, 30% das agências ouvidas não pretendem fazer uso de ferramentas de automação e IA no trabalho criativo, e 5% pretendem utilizar só a partir de 2024.

Perfil das agências entrevistadas

O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (96%), com equipes de até 20 pessoas (58%), que têm mais de 20 anos de existência (44%) ou entre 11 e 20 anos (35%). E 95% são associadas ao Sinapro de seu estado, e 78% certificadas pelo CENP.

Tal como em todas as sondagens VanPro feitas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diverso do que os outros fatores. O maior número é de agências é de até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 35% das empresas. Cerca de 29% têm receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 12%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 10%, de R$ 5 milhões a R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram pouco mais de 14% dos respondentes.

Artigos relacionados

Novidades