O mercado publicitário baiano está mais confiante na recuperação das atividades, como mostra os resultados da Pesquisa VanPro, importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas do setor, realizada pelo Sinapro-Bahia e Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO). A pesquisa foi realizada em setembro de 2021, com 293 agências, de 20 estados e do Distrito Federal. Na Bahia, foram entrevistadas 43 agências e, segundo os dados apurados, 54% consideram que as perspectivas de mercado são boas; 28% consideram estáveis; 9% acham que são muito boas e 7% não deram uma previsão.
Em relação ao faturamento, 56% das agências baianas conseguiram manter ou elevar seu faturamento no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020 e, 44% responderam que a receita diminuiu. Ainda sobre a receita, 40% das agências afirmaram que tiveram um aumento acima de 50%.
Entre os desafios que as agências precisam equacionar está o desequilíbrio entre demanda e remuneração. Entre as participantes do estudo, 16% avaliam que a carteira tem um equilíbrio de 70% ou mais entre demanda e remuneração; 35% responderam que o equilíbrio está entre 50 e 70%, e 23% afirmaram que está entre 30 e 50%.
A pesquisa VanPro também analisou a gestão das agências, os sistemas utilizados por elas e o desempenho das lideranças. Os dados levantados até o mês de julho de 2021 apontam que, em relação às práticas de gestão, prevalecem aquelas consolidadas e tradicionais, como o planejamento orçamentário (84%) e planejamento estratégico (53%) e acompanhamento de indicadores / KPI (37%), seguidas por aquelas que tratam da gestão de recursos humanos, como feedback gerencial (58%), avaliação de desempenho (58%), programa de remuneração variável (37%) e programa e desenvolvimento de lideranças (37%).