quinta-feira, novembro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPesquisa Ipsos revela que brasileiros acima de 60 anos querem aprimorar presença...

Pesquisa Ipsos revela que brasileiros acima de 60 anos querem aprimorar presença na internet

Os brasileiros com mais de 60 anos já se sentem integrados ao ambiente digital e buscam aperfeiçoar a sua presença na internet: aprender a usar redes sociais e compartilhar experiências. A conclusão é parte de um estudo conduzido pela Ipsos Connect e realizado em 13 mercados nacionais com base em seis vetores: desk research, análise acadêmica, etnografia, netnografia, entrevistas e entrevistas em profundidade.

O acesso à internet dos brasileiros acima de 60 anos cresceu 15% entre os anos de 2000 e 2015. Para eles, a internet tem quatro significados prioritários: comunicação, lazer, ocupação e entretenimento. O estudo conduzido por Ipsos Connect – unidade de negócios que coordena os serviços voltados para a área de Comunicação de Marca, Propaganda e Mídia da Ipsos – permite analisar o perfil do usuário de terceira idade na internet, assim como fatores que o atraem ou que o afastam, a partir de suas escolhas de consumo.

“Precisamos nos preparar e saber como trabalhar esse público sênior, diagnosticando o que se passa no dia a dia, quais seus desejos, como consomem e vivem no mundo digital, além da busca de como inseri-los no contexto atual das macrotendências e do comportamento do consumidor. As empresas se despertaram para entender esse público que está em evidência devido a sua importância e o potencial de consumo, mas ainda há muitas oportunidades não trabalhadas”, afirma Diego Oliveira, diretor da Ipsos Connect.

O interesse por tecnologia e acesso à internet entre os maiores de 60 anos, embora modesto quando comparado à média da população geral, registrou visível crescimento nos últimos anos:

2000 2005 2010 Jul 2012
e Jun 2013
2014
Interesse por tecnologia 14% 15% 15% 20% 23%
Acesso à internet 1% 4% 11% 16% 16%

 

 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 15 milhões de pessoas, 8,6% da população brasileira, é constituída por pessoas com 60 anos ou mais. Com relação ao consumo de mídias na terceira idade, os dados mais recentes da EGM indicam que:

– 75% afirmam que a TV têm força e influência na formação da opinião pública;

– 69% gostam de ser organizados e seguir uma rotina;

– 66% decidem o que comprar antes de ir às compras;

– 64%  afirmam que jornal têm força e influência na formação da opinião;

– 63% afirmam que o rádio têm força e influência na formação da opinião.

Artigos relacionados

Novidades