domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPesquisa demonstra preferência de 84% dos consumidores por compras online, mesmo após...

Pesquisa demonstra preferência de 84% dos consumidores por compras online, mesmo após a reabertura

A agência SA365 realizou uma série de enquetes no Instagram para investigar o que mudou nos hábitos de consumo no Brasil após a pandemia. O levantamento, realizado entre os meses de abril e junho, constatou que a grande maioria das pessoas consultadas já fizeram algum tipo de compra pela internet e que 84% delas manterão o hábito mesmo após o fim do isolamento.

A pesquisa foi realizada por meio de uma série de perguntas nos stories do aplicativo em três etapas diferentes. Segundo os dados coletados pela SA365, cerca de 94% dos entrevistados acreditam que operações como pagamentos com tecnologia contactless serão mais comuns, soluções que devem levar a uma queda nas atividades presenciais em agências bancárias por parte dos correntistas.

De acordo com o levantamento, 81% dos usuários passaram a realizar compras por sistema de e-commerce e m-commerce com mais frequência no período. Do universo de 158 entrevistados, 84% gostaram da experiência — sejam veteranos em aquisições de produtos e serviços por meio digitais casos ou novatos — e vão continuar com a prática mesmo após o fim do isolamento, destacando a praticidade e a diferença de preço como vantagens.

Comportamento de compra no pós-Covid-19

O estudo ainda questionou os participantes a respeito de hábitos de consumo e de vida no pós-Covid-19, com destaque para o fato de 91% dos respondentes afirmarem que estariam dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço se identificassem, por parte da empresa, um cuidado maior com segurança sanitária.

Para 83% das pessoas consultadas, após a reabertura, o tempo gasto em estabelecimentos físicos será menor. O aumento do consumo por d elivery também foi destacado, com 80% das pessoas dizendo acreditar que haverá um aumento em serviços de take away. Outra tendência de mercado — citada por 82% dos participantes — é a presença de voicebots e chatbots, que deverão se tornar mais comuns nas interações entre usuários e marcas.

Para Gui Rios, diretor executivo da SA365, os dados da pesquisa mostram mais claramente, passados quatro meses da pandemia no Brasil, o que será de fato determinante para o estabelecimento de uma nova etapa na economia. “Entendemos que a Internet assumirá um papel ainda mais importante no processo de decisão de compra. Uma espécie de ferramenta para motivar compras incrementais, ou um trade marketing digital com um pouquinho de mais recursos.”, afirma.

“Influenciadores, reviews, e prestação de serviço pré-compra através de conteúdo e até inteligência artificial devem facilitar a vida deste consumidor, que pelo menos até que a vacina chegue, passará menos tempo exposto a compras por impulso”, conclui o Diretor Executivo.

Artigos relacionados

Novidades