Nesta terça-feira, 21, Havaianas apresenta uma pesquisa inédita realizada em parceria com o DataFolha com o objetivo de entender como os brasileiros percebem e vivem seus momentos de pausa.
O estudo, que ouviu 2.078 pessoas das classes ABC nas cinco regiões do país, revelou que trocar os sapatos por um par de Havaianas tem tudo a ver com sentimentos de bem-estar.
No ano passado, a marca lançou seu novo posicionamento “Tira o Pé, Vai de Havaianas”, que convida o público a desacelerar e aproveitar os pequenos momentos de respiro na rotina. E a pesquisa confirma: 91% dizem sentir alívio quando trocam seu sapato por uma Havaianas, associando o gesto à sensação de descanso e descontração – algo essencial para manter o equilíbrio no dia a dia.
“A Havaianas tem uma forte conexão emocional com os brasileiros porque está presente nos momentos mais alegres, de liberdade e leveza. A pesquisa Havaianas/DataFolha foi uma iniciativa sagaz para comprovar que nossa marca é um convite para respirar, desacelerar e aproveitar a vida. Ficamos felizes com os resultados, ainda mais com a chancela do DataFolha”, comenta Juliana Soncini, Diretora de Marketing Havaianas Brasil.
Outros números ajudam a traduzir o impacto da marca:
- 90% associam Havaianas ao momento de pausa da correria do dia a dia;
- 99% dos usuários da marca usam o chinelo depois de um dia cansativo;
- 91% não viajam de férias sem levar um par de Havaianas;
- 89% afirmam que só tiram as Havaianas para colocar o pé na areia quando estão na praia
- 99% dos usuários da marca usam Havaianas desfrutando de momentos de descanso ou lazer;
- 73% preferem Havaianas, principalmente por razões como conforto, qualidade e durabilidade;
- 91% afirmam que a Havaianas é a marca que melhor representa o Brasil;
O impacto da campanha que apresenta o novo posicionamento “Tira o Pé, Vai de Havaianas” também foi amplamente percebido. A Pesquisa Havaianas/DataFolha apontou que 85% das pessoas gostaram dos filmes estrelados por Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, e 84% afirmaram que a campanha aumentou a proximidade delas com a marca. Os anúncios estão sendo veiculados desde novembro de 2024 na TV, em estações de metrô e aeroportos, e nas redes sociais da marca.
Para amplificar os resultados da pesquisa com o público nas redes sociais, a Havaianas preparou uma nova série de conteúdos da campanha, estrelada por Paulo Vieira.. Em quatro episódios lançados semanalmente, Paulo atua como um “pesquisador das ruas” para levar o resultado da Havaianas/DataFolha para a Av. Paulista e para a loja conceito da marca na rua Oscar Freire, mostrando para os passantes – com muito bom-humor e os dados do DataFolha – que Havaianas é a escolha dos brasileiros para tirar o pé.
“Fazer essa websérie foi quase um estudo antropológico, viu? Descobri que brasileiro corre de tudo: problema, boleto, e até com bolha no pé e sapato desconfortável – mas de Havaianas, ninguém corre! Aliás, trocar sapato por chinelo é quase um ritual de paz nacional. E não tem erro: colocou Havaianas, a vida fica 90% mais leve e 100% mais divertida. É por isso que digo: se relaxar é uma arte, Havaianas é a musa inspiradora.” comenta o ator e humorista, Paulo Vieira
A novidade chega em 21 de janeiro em busca de engajar os consumidores da marca com o tema, combinando situações reais com interações cômicas. A websérie reforça de forma nativa digital a forte conexão emocional das pessoas com a Havaianas, principalmente nos momentos de alegria e descontração do dia a dia. A veiculação será realizada no Instagram da marca e do artista.
Acesse a pesquisa completa aqui.