terça-feira, janeiro 28, 2025
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Pesquisa da Kids Corp mapeia comportamentos de consumo

As voltas às aulas, que no Brasil acontecem durante o mês de fevereiro, é o período em que habitualmente se intensifica o consumo de produtos e serviços relacionados ao público infanto-juvenil.

Para entender como esse momento mobiliza a dinâmica das famílias, bem como a relação de crianças e adolescentes com itens de consumo, a Kids Corp, martech especialista em marketing digital para o público infanto-juvenil e famílias, realizou o estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”.

O mapeamento, realizado ao longo de 2024 junto a 5750 crianças e jovens de 3 a 17 anos, e 1320 pais e mães com filhos entre 3 e 17 anos, pertencentes às classes A, B e C+, em amostra com representatividade nacional.

Atividades artísticas fazem parte de suas rotinas:

Youtube, videogames, plataformas de streaming, redes sociais e até brincar com brinquedos são atividades que se destacam entre os hobbies de crianças e adolescentes. Contudo, quanto mais novos, mais ligadas as crianças estão às atividades que envolvam “papel e caneta”, ou seja, aquelas que instigam a imaginação e criatividade.

U18 3 a 5 6 a 12 13 a 18
Assistir YouTube 78 87 83 68
Jogar video games 60 40 66 64
Desenhar/pintar 43 65 55 19
Ficar em alguma rede social 54 17 45 83
TikTok 34 10 30 50
Facebook 16 6 8 29
Instagram 31 6 15 60
Snapchat 4 1 3 7
Assistir programas de TV 34 30 37 34
Brincar com brinquedos 43 76 60 7
Ir a eventos familiares 34 31 34 35
Praticar esporte 40 26 42 46
Assistir algum streaming 58 38 56 69
Escutar música 28 23 24 37
Jogar jogos de tabuleiro 15 13 20 10
Ficar com amigos 28 20 24 36
Fazer alguma atividade artística 26 31 29 20
Ler livros ou revistas 30 19 32 32
Dançar 22 37 24 13
Cantar 20 33 22 11
Cozinhar 13 11 9 17

 

Matérias favoritas e preparo com o lanche:

As matérias prediletas do público infanto-juvenil são matemática (20% das menções), seguida de educação física (16%), artes (13%), informática (9%), inglês (8%), história (6%), ciências naturais (5%), geografia (4%), música (3%) e ciências sociais (2%). Menções diversas a outras disciplinas totalizaram 4%.

O planejamento da lancheira é bem maior entre os menores (entre 3 e 12 anos, 78% leva a refeição toda de casa) enquanto 22% dos adolescentes (13 a 18 anos) compram parte ou toda a refeição no caminho.

Autonomia e gasto com o próprio dinheiro:

57% dos respondentes indicam que, quando querem algo, recebem dinheiro de seus pais ou tutores, enquanto 24% (adolescentes) indicam ter mesada, e 19% afirmam desfrutar de ambas as modalidades de subsídio.

Sua independência se materializa em artigos que compram por decisão própria, sendo que 13% afirmam gastar seus recursos em material escolar – os maiores entusiastas desses artigos são crianças entre 6 a 12 anos, com 17% de incidência. Por outro lado, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para o filho, sendo 69% das compras foram feitas on-line.

Os produtos escolares confeccionados com licenciamentos de filmes, séries e desenhos animados se tornam mais atrativos, em especial os de filmes (para crianças de 6 a 12 anos) e os de séries (para os adolescentes entre 13 e 18).

Relação com os gadgets:

Os dados do mapeamento da Kids Corp corroboram a íntima relação que crianças e adolescentes têm com vários gadgets, sendo o smartphone o aparelho de longe mais usado (83%) e possuído (71%), seguido pela SmarTV (usado por 69% e possuído por 34%), fones de ouvidos (32% e 24% respectivamente), computador do escritório (usado por 32& e possuído por 12%) e o console de videogame (22% e 14% respectivamente).

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