As voltas às aulas, que no Brasil acontecem durante o mês de fevereiro, é o período em que habitualmente se intensifica o consumo de produtos e serviços relacionados ao público infanto-juvenil.
Para entender como esse momento mobiliza a dinâmica das famílias, bem como a relação de crianças e adolescentes com itens de consumo, a Kids Corp, martech especialista em marketing digital para o público infanto-juvenil e famílias, realizou o estudo “Back to School: Analisando a volta às aulas através do material escolar, hábitos de consumo de lanches e influência no lar”.
O mapeamento, realizado ao longo de 2024 junto a 5750 crianças e jovens de 3 a 17 anos, e 1320 pais e mães com filhos entre 3 e 17 anos, pertencentes às classes A, B e C+, em amostra com representatividade nacional.
Atividades artísticas fazem parte de suas rotinas:
Youtube, videogames, plataformas de streaming, redes sociais e até brincar com brinquedos são atividades que se destacam entre os hobbies de crianças e adolescentes. Contudo, quanto mais novos, mais ligadas as crianças estão às atividades que envolvam “papel e caneta”, ou seja, aquelas que instigam a imaginação e criatividade.
U18 | 3 a 5 | 6 a 12 | 13 a 18 | |
Assistir YouTube | 78 | 87 | 83 | 68 |
Jogar video games | 60 | 40 | 66 | 64 |
Desenhar/pintar | 43 | 65 | 55 | 19 |
Ficar em alguma rede social | 54 | 17 | 45 | 83 |
TikTok | 34 | 10 | 30 | 50 |
16 | 6 | 8 | 29 | |
31 | 6 | 15 | 60 | |
Snapchat | 4 | 1 | 3 | 7 |
Assistir programas de TV | 34 | 30 | 37 | 34 |
Brincar com brinquedos | 43 | 76 | 60 | 7 |
Ir a eventos familiares | 34 | 31 | 34 | 35 |
Praticar esporte | 40 | 26 | 42 | 46 |
Assistir algum streaming | 58 | 38 | 56 | 69 |
Escutar música | 28 | 23 | 24 | 37 |
Jogar jogos de tabuleiro | 15 | 13 | 20 | 10 |
Ficar com amigos | 28 | 20 | 24 | 36 |
Fazer alguma atividade artística | 26 | 31 | 29 | 20 |
Ler livros ou revistas | 30 | 19 | 32 | 32 |
Dançar | 22 | 37 | 24 | 13 |
Cantar | 20 | 33 | 22 | 11 |
Cozinhar | 13 | 11 | 9 | 17 |
Matérias favoritas e preparo com o lanche:
As matérias prediletas do público infanto-juvenil são matemática (20% das menções), seguida de educação física (16%), artes (13%), informática (9%), inglês (8%), história (6%), ciências naturais (5%), geografia (4%), música (3%) e ciências sociais (2%). Menções diversas a outras disciplinas totalizaram 4%.
O planejamento da lancheira é bem maior entre os menores (entre 3 e 12 anos, 78% leva a refeição toda de casa) enquanto 22% dos adolescentes (13 a 18 anos) compram parte ou toda a refeição no caminho.
Autonomia e gasto com o próprio dinheiro:
57% dos respondentes indicam que, quando querem algo, recebem dinheiro de seus pais ou tutores, enquanto 24% (adolescentes) indicam ter mesada, e 19% afirmam desfrutar de ambas as modalidades de subsídio.
Sua independência se materializa em artigos que compram por decisão própria, sendo que 13% afirmam gastar seus recursos em material escolar – os maiores entusiastas desses artigos são crianças entre 6 a 12 anos, com 17% de incidência. Por outro lado, 46% dos pais compraram algum artigo de material escolar ou papelaria para o filho, sendo 69% das compras foram feitas on-line.
Os produtos escolares confeccionados com licenciamentos de filmes, séries e desenhos animados se tornam mais atrativos, em especial os de filmes (para crianças de 6 a 12 anos) e os de séries (para os adolescentes entre 13 e 18).
Relação com os gadgets:
Os dados do mapeamento da Kids Corp corroboram a íntima relação que crianças e adolescentes têm com vários gadgets, sendo o smartphone o aparelho de longe mais usado (83%) e possuído (71%), seguido pela SmarTV (usado por 69% e possuído por 34%), fones de ouvidos (32% e 24% respectivamente), computador do escritório (usado por 32& e possuído por 12%) e o console de videogame (22% e 14% respectivamente).