sábado, novembro 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPesquisa da Ipsos revela o perfil da mulher brasileira

Pesquisa da Ipsos revela o perfil da mulher brasileira

O dia internacional da mulher é celebrado em 8 de março e para entender um pouco mais sobre a mulher brasileira, a Ipsos MediaCT divulga uma pesquisa bem completa sobre os diferentes perfis que existem no país. No material, é possível identificar as mulheres por diversas categorias como, por exemplo, Dedicadas, Contemporâneas, Absolutas, Elites, Batalhadoras, Consumistas, Esforçadas, Conservadoras, Bem Nascidas, Tecnológicas, Conformadas, Novas Alternativas e Ambiciosas.

Dentro da categoria Tecnológicas, as paulistanas aparecem no topo do ranking com 40%. Elas adoram a realidade do mundo virtual, se interessam por computadores, videogames, automóveis, esportes, humor, passatempo e por todo tipo de gadget eletrônico.

As mulheres que são de Porto Alegre e São Paulo são as mais Ambiciosas e empatam com 19% cada. São mulheres mais focadas na vida profissional, e toda a sua vida gira em torno disso. Tendem a ser mais práticas, concentrando-se em tecnologia, economia, finanças, política e mercado de trabalho, na medida em que esses assuntos interessam ou impactam sobre o seu projeto de vida.

Em Porto Alegre concentra-se a maior quantidade de Novas Alternativas, 25% da categoria. Elas são mulheres independentes que seguem o estilo de vida que consideram correto, mesmo que não seja aquele seguido pela maioria. Também são consideradas empreendedoras e ambiciosas, ainda que à sua maneira, sempre conectadas com os seus valores e ideais de vida.

As paulistanas (24%), cariocas (18%) e cearenses (10%) são as mais  Batalhadoras. Elas dedicam muito tempo e esforços aos afazeres domésticos e, muitas vezes, combinam esses afazeres com alguma outra atividade, que colabora com o sustento do lar.

Outra curiosidade nesta mesma pesquisa, é que dentro dos 13 mercados pesquisados foi identificado que Brasília tem a maior concentração de mulheres na classe A com 14%.  As mulheres da classe B estão em Florianópolis com 43%. Já Salvador, Rio de Janeiro e Recife possui a maior concentração de mulheres da classe C cada uma com 56%.

“A presença da mulher na sociedade é de extrema importância. Muita coisa mudou após elas lutarem por melhores condições de vida e trabalho, claro que ainda há muito o que melhorar. Hoje, elas são as responsáveis por importantes decisões no ambiente de trabalho e no ambiente familiar”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos MediaCT.

Esta pesquisa foi realizada nos 13 mercados que a Ipsos tem atuação, com mais de 27 mil mulheres.

 

Artigos relacionados

Novidades