sábado, dezembro 28, 2024
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Pesquisa da Fenapro reforça otimismo no ritmo de negócios na propaganda

Chega à segunda edição a VAN PRO, Visão de Ambiente de Negócios em Agência de Propaganda, indicador da atividade publicitária criado pela FENAPRO, Federação Nacional das Agências de Propaganda, com o objetivo de identificar tendências e acompanhar o desenvolvimento e as expectativas do setor.

A pesquisa, realizada em julho, junto a 167 agências de todo o Brasil, e relativa ao desempenho do setor no segundo trimestre, apontou que, na média, houve uma ligeira melhora nos negócios, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo 40,63% dos entrevistados. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o desempenho melhorou para 51% das agências entrevistadas.

Em relação às previsões para o ano de 2017, de forma geral, há uma preocupação com o desempenho no terceiro trimestre, pois 43,3% dos entrevistados preveem uma piora nos negócios. Contudo, nas projeções para o acumulado do período, o otimismo ainda prepondera, com 58,23% das agências projetando crescimento do investimento publicitário em 2017.

“A pesquisa indica que o efeito da grande turbulência política observada no segundo trimestre não gerou queda significativa de negócios para as agências de propaganda, e que, apesar da queda de otimismo no curto prazo, a maioria projeta uma melhora ao longo do ano de 2017”, destaca Glaucio Binder, presidente da Fenapro.

A Van Pro mostrou que o Centro-Oeste é a região mais otimista quanto ao desempenho previsto no ano. No Mato Grosso do Sul, 100% das agências projetam crescimento; no Mato Grosso, 87,5% fazem essa previsão, e em Goiás, 75%. Já na Bahia e em Santa Catarina, 71,43%, esperam crescer este ano, em comparação a 45% da média das agências dos demais estados, exceto Pernambuco, onde apenas 36% delas estimam uma melhora do desempenho no ano.

Mais licitações

A pesquisa VAN PRO mostrou que o número de concorrências e licitações cresceu no último semestre, em relação a igual período do ano passado. O aumento já havia sido registrado no primeiro trimestre por mais de 43,15% das agências, índice que subiu para 45,33% dos entrevistados no segundo trimestre.

O destaque, mais uma vez, foi o Centro-Oeste, puxado pelo Distrito Federal, onde 100% das agências declararam ter registrado um incremento no número de concorrências e licitações no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado; seguido pelo Ceará, onde 60% das agências tiveram um crescimento na participação de concorrências e licitações.

A pesquisa revelou ainda que o setor de serviços continua sendo o mais importante dentro dos investimentos publicitários para a geração de negócios, seguido pelo comércio e pelo setor público.

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