Paulo Roberto Ferreira da Cunha, Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, lança o livro ‘O cinema musical norte-americano’.
O exemplar investiga a questão de gênero fílmico e do gênero musical para consubstanciar o resgate da história dos filmes musicais. O livro analisa os elementos constitutivos do gênero musical para, então, elencar elementos temáticos e ciclos de resgate que os filmes musicais empreenderam, além de explorar o indiscutível papel da música nos filmes ao longo dos tempos. O caráter mercadológico da produção de filmes musicais é também explorado no livro através de uma ponte entre o estudo de gênero fílmico, a evolução deste tipo de produção e os interesses da indústria cinematográfica e suas influências estéticas e técnicas, como aconteceu mais recentemente nos anos 1980 através do aspecto intermidiático, das novas tecnologias e da consolidação dos conglomerados de entretenimento
Professor Universitário, Psicanalista, com formação em publicidade e Pós-graduação Lato sensu da ESPM, Paulo possui atuação como executivo por 22 anos em empresas de comunicação. Além de sua recente obra ‘O cinema musical norte-americano’, ele também é autor do livro ‘O American way of life. Consumo e estilo de vida no cinema dos anos 1950’.