O argentino Pablo Del Campo é anunciado como homenageado no Salão de Honra do Talento Latino do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024. Desde 2022, o El Ojo tem referenciado anualmente dois expoentes do mercado publicitário ibero-americano com o intuito de consagrar esses profissionais que ao longo de suas carreiras se destacaram nas quase três décadas do festival. Anteriormente, foi anunciado o nome do colombiano José Miguel Sokoloff para este Hall da Fama. A 27ª edição do El Ojo ocorrerá entre 14 e 16 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.
“Depois de homenagens a Marcello Serpa e Agulla & Baccetti (2022), e a Toni Segarra e Ana María Olabuenaga (2023), o El Ojo deste ano prepara-se para referenciar José Miguel Sokoloff e Pablo Del Campo. É um orgulho termos esse espaço no festival para prestigiar os líderes que fazem parte desses 27 anos de encontros, inspiração e reconhecimento”, afirma Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.
Criativo e empreendedor, o argentino Pablo del Campo lidera o mundo das ideias há mais de três décadas. Começou na icônica agência argentina Casares Grey, liderou a criatividade na Lautrec Nazca Saatchi & Saatchi e depois na Young & Rubicam, até fundar sua própria agência: a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.
Desde a ideia do lançamento, a premissa era conceber uma agência com sólidas raízes locais, mas com forte projeção regional e global.
E assim ocorreu. A Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi foi reconhecida cinco vezes como a Melhor Agência da Ibero-América no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica (2003, 2006, 2007, 2010 e 2011), onde também ganhou, entre 2003 e 2014, 14 Gran Ojos com “Girafa-Urso Polar -León” para o Zoológico de Buenos Aires (Gran Ojo Gráfica 2003), “Arrugas” para o Zoológico de Buenos Aires (Gran Ojo Gráfica 2004), “Ruta” para Procter & Gamble/Ariel (Gran Ojo Via Pública 2006), “Algodón” para Procter & Gamble/Ariel (Gran Ojo Gráfica 2007), “The boys do” para Hospital Alemán (Gran Ojo Gráfica 2009), “Teletransporter” para Cervecería y Maltería Quilmes (Gran Ojo Inovador e Gran Ojo Promo 2010), “Os meninos veem diferente” para Hospital Alemán (Gran Ojo Gráfica 2010), “Narigones 1” para BGH (Gran Ojo Promo para 2011), “BGH Padres en slip” para BGH Argentina (Produção Audiovisual Gran Ojo 2012), “Huracán Laura ” para Andes de Ab InBev Argentina (Gran Ojo Cine / TV2013), por “Quase idêntico” para Mondeléz Argentina (El Tercer Ojo 2014) e “I Will Survive” para MTV Networks (Gran Ojo Audiovisual Production 2014).
Em 2010, a Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi foi a primeira agência a obter um Gran Prix no Cannes Lions para a Argentina, ao conquistar o GP de Outdoor com “Teletransportador”, para a Cerveja Andes. No Cannes Lions, aliás, Pablo Del Campo foi Presidente do Júri em três ocasiões (Filme em 2000, Titânio em 2010 e Mídia Impressa em 2015).
Suas campanhas para marcas globais como Pampers, Ariel, Coca-Cola, Beldent, Cadbury, PlayStation, Toyota e AB Inbev, bem como para anunciantes argentinos como BGH, Claro, Zoológico de Buenos Aires e Cerveza Andes levaram sua agência a ser escolhida Internacional Agência do Ano de acordo com a Advertising Age.
Pablo foi o protagonista das capas da revista LatinSpots das edições 31, 52, 72 e 116. Em 2007 esteve junto ao brasileiro Marcello Serpa à frente do workshop organizado pela LatinSpots no Cannes Lions. No evento, abordaram temas como a criatividade latina, sobretudo a argentina e a brasileira, diante de uma sala lotada de profissionais de todo o mundo.
O sucesso da agência levou a rede a lançar Del Campo Saatchi & Saatchi também na Espanha. Dois anos depois, Pablo foi nomeado Diretor Criativo Global da Saatchi & Saatchi, passando a liderar a criatividade global em mais de 140 escritórios distribuídos em 76 países.
Pablo del Campo sempre acreditou que: “As ideias deveriam ser maiores que os avisos publicitários”, e um exemplo desse pensamento foi a geração de eventos de massa como “A Batalha das Superfícies” onde dois melhores tenistas do mundo competiram em 2007: Rafael Nadal e Roger Federer em uma quadra meio terra e meio grama e acompanhada por mais de 200 milhões de pessoas ao vivo.
A agência Del Campo fechou em 2017 com uma impressionante história de conquistas e reconhecimentos. Nesse mesmo ano Pablo lançou o livro “O drama da página em branco”, no qual aproxima o leitor dos caminhos para seguir um caminho criativo e do pensamento lateral para que, por meio de ideias, possam aplicá-las em todas as áreas em que se desenvolvem.
Em seguida, veio seu novo livro, “Game, Set, Math”, escrito com Franco Davin, treinador dos renomados tenistas argentinos Gastón Gaudio e Juan Martín del Potro. Del Campo também avançou na produção artística, adaptando e produzindo concertos e peças de teatro, como “Casi Normales” (versão local de “Next to Normal”, sucesso na Broadway). Continuou com “Camarera” e “Una vez en la vida”, em 2019. Em 2022, estreou em Barcelona “Next to Normal Immersive”, um formato inovador e muito simples que inclui novas tecnologias e o elenco original do musical da Broadway, dividindo o espaço junto ao público. E, em 2023, produziu a obra “Querido Evan”.
As inscrições para o El Ojo de Iberoamérica 2024 ainda estão disponíveis para agências, consultorias criativas e estratégicas, criativos, anunciantes, produtores, cineastas, empresas de RP, Gaming, Dados, Design, Tecnologia e Mídia. As participações nas premiações do festival permitem também concorrer aos prêmios de Desempenho do Ano (Local e Regional) nas categorias de Melhor Agência, Melhor Agência Independente, Melhor Criativo, Melhor Produtor, Melhor Realizador, Melhor Anunciante e Melhor Rede de Comunicação.
Os descontos na quantidade de peças encerram-se em 20 de setembro. Já o prazo final para inscrições se encerrará no dia 30 de setembro. Todas as inscrições são efetuadas totalmente online, o que pode ser realizado entrando AQUI. Para conhecer todos os prêmios e categorias do Festival El Ojo de Iberoamérica 2024, CLIQUE AQUI.
Único festival latino-americano que faz parte do WARC Creative 100, O El Ojo de Iberoamérica é o evento global mais importante para a criatividade iberoamericana, onde inspiração, motivação e o encontro de profissionais da indústria global da comunicação unem-se ao reconhecimento dos melhores profissionais, empresas e ideias da região. O festival tem ainda uma série de conferências e workshops com a participação de profissionais de destaque global na publicidade e no entretenimento.
Para agendar:
Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024 – 27ª edição
Data: 13, 14 e 15 de novembro de 2024, Buenos Aires, Argentina.
Inscreva-se online por meio do site.