No Webinar FIAP Face a Face, os presidentes das categorias Formatos, Inovação, Propaganda e Produção falaram sobre seus parâmetros de avaliação e as últimas tendências da criatividade regional. Os quatro presidentes do júri do Festival Ibero-Americano de Criatividade reuniram-se pela primeira vez no âmbito do FIAP 2023 para discutir os temas e tendências que impactam atualmente a indústria publicitária: novos formatos na era digital; audiências indescritíveis e empatia; a frustração como motor de tornar possível o impossível; limites, possibilidades e medos da inteligência artificial; e o que esperam premiar nesta edição do FIAP.
Mónica Moro, presidente do júri na categoria Formatos, fundadora e diretora criativa de This is Libre e presidente do Club de Creativos de España; Héctor Fernández, presidente do júri de Inovação e CEO da VMLY&R México; Luis Miguel Messianu, Presidente do Júri, Anúncios e fundador e CCO da INCLUDED USA, e Felipe Mansur, Presidente do Júri, Produção, Sócio e Diretor da Alice Filmes, Brasil. A reunião foi moderada por Mara Fernández, Chief Transformation Officer da PRODU.
Moro espera ver novas peças que são incentivadas a estrear na FIAP. Ele disse, sobre sua categoria, que o formato realmente atende à necessidade da ideia. “Acho que essa categoria é assim e o que ela tem que responder. Que não é simplesmente a novidade do formato, mas que a ideia que esse formato carrega merece essa novidade”.
Para Fernández, é preciso ter muito claro o que significa inovação ou por que uma peça é inovadora. “Porque, em última análise, o que eles recompensam nos festivais é a inovação. Mas no caso desta categoria, é o sine qua non; se isso não acontecesse, não importa o quão brilhante ele seja em teoria, ele não deveria vencer aqui.” Ele recomendou ler bem as categorias e ver se o trabalho ou ideia atende ao que exige.
Messianu disse que em sua categoria o que será premiado é a inovação dos anúncios, ou seja, quebrar regras e quebrar formatos. “Acho que combina muito. O que vou medir é o que me dá mais inveja do que bem, acho que é a melhor medida, a reação de: ‘como não me ocorreu isso’, ‘que bom que acharam esse ângulo’”. Ele acrescentou que está animado por ter um grupo de jurados procurando a mesma coisa. “Que apesar de estarmos falando de anúncios e que de alguma forma carrega a bagagem de uma categoria tradicional, buscamos o fresco, o inovador, o que quebra”.
Enquanto para Mansur o peso está no frescor, na novidade e que a peça acompanhe as mudanças da sociedade. “Acho que é um pouco da publicidade que faz a diferença, da publicidade que toca as pessoas, das histórias do ponto de vista da produção.” E completou: “Para mim, quando você sente uma emoção verdadeira por dentro, é que a peça é diferente, é diferente, é o que muda algo dentro de você”.
Falando dos temas de sustentabilidade tão em voga hoje na publicidade, Messianu aproveitou para resumir a evolução do marketing. “Começamos na era dos produtos, por muitos anos nada mais se falava sobre o benefício do produto e havia até agências que tinham sua própria marca, USP, ou a promessa básica. Depois passamos um pouco para o marketing de pessoas, onde começamos a falar mais sobre quem eram as pessoas que compravam ou consumiam aquela marca. E hoje, estamos vivendo a era pública, onde vejo que os consumidores esperam que as empresas e as marcas tenham um posicionamento e uma postura perante a sociedade. Parece-me entusiasmante ver como temos vindo a evoluir e obviamente, as questões da sustentabilidade, das pessoas, do planeta, etc., passam a fazer parte do discurso”. Ele recomendou, nesse sentido, que empresas e marcas façam isso de forma autêntica. “Porque o que também vimos nos últimos anos é muito greenwashing, muitas promessas e posições de propósito que a verdade parece presa como uma calçadeira”.
O FIAP, festival que há mais de 50 anos reconhece a criatividade em todos os formatos publicitários na América Latina, continua sua trajetória focada na excelência e inovação. A FIAP continuará a produzir a Coletiva de Imprensa Online e Gala de Premiação neste dia 5 de outubro, reforçando seu compromisso com uma experiência democrática e acessível para todos. E este ano, temos o prazer de anunciar que o festival culminará com uma gala presencial exclusiva durante a Advertising Week LatAm (evento regional), que será realizado de 31 de outubro a 2 de novembro no Museo Papalote del Niño na Cidade do México. Na quarta-feira, 1º de novembro, acontecerá uma experiência única e imersiva para premiar os Grandes Sóis da Ibero-América, o Hall of Fame e os esperados prêmios anuais como Agência do Ano, Agência Independente do Ano, Rede do Ano , Anunciante do Ano e Produtor do Ano.