As últimas previsões sobre os investimentos em publicidade da Dentsu Aegis Network, baseadas em dados de 59 mercados, indicam um crescimento global de 3,9% em 2020, alcançando um total de US$ 615,4 bilhões com base no crescimento de 2,6% de 2019.
Em 2020, as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, a Liga dos Campeões da UEFA, e as eleições presidenciais dos Estados Unidos serão eventos que vão representar um importante fator por trás do aumento nos investimentos publicitários no mundo todo, uma vez que os anunciantes procuram se aproveitar de grandes audiências globais.
No entanto, algumas tendências subjacentes apresentam uma imagem mais matizada. Nossas previsões mostram investimentos decrescentes na Alemanha (-1,5%), na Itália (-0,1%) e na Espanha (-1,3%). Enquanto isso, estima-se que mercados em desenvolvimento, como a Índia, terão um crescimento de dois dígitos em 2020. O declínio previsto na Alemanha, Itália e Espanha está ligado às incertezas políticas e às previsões de desaceleração do crescimento econômico desses mercados. Na Índia, o crescimento é impulsionado pelo digital, que é, em parte, fomentado pelo avanço na adoção de smartphones. Os investimentos na América Latina também estão crescendo rapidamente, acelerados pelos investimentos em Digital. Na Argentina, por exemplo, o crescimento deve ser de 16% em 2020.
O Digital continuará a alavancar o crescimento dos investimentos em publicidade ao longo de 2020 com uma previsão de crescimento de 10,5%, atingindo US$ 276 bilhões e 45,7% dos investimentos globais. O crescimento continuará forte até 2021, levando a participação do Digital nos investimentos publicitários a quase 50% no início da nova década. Mobile e vídeo estão impulsionando esse avanço do Digital, com um crescimento de dois dígitos esperado para ambos em 2020 (16,5% e 14,6% respectivamente).
O Digital também está dando uma nova vida aos formatos tradicionais, com a televisão e o rádio mostrando sinais de recuperação e voltando a crescer em 2020. Prevê-se que a Televisão mantenha cerca de um terço (31,5%) da participação nos investimentos globais em publicidade, crescendo 0,6% neste ano. É também esperado que o rádio cresça 1,7%. Os assistentes de voz, a TV endereçável e os anúncios programáticos estão impulsionando os investimentos nessas mídias mais tradicionais.
Peter Huijboom, CEO global de Mídia da Dentsu Aegis Network, afirmou: “Pode-se esperar muito de 2020. Nossas previsões apontam para um aumento nos investimentos publicitários, pois estamos entrando em um ano com importantes eventos políticos e esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, a Liga dos Campeões da UEFA e as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Olhando para as tendências locais, o cenário está mais misturado, com alguns dos principais mercados em desaceleração, enquanto as economias emergentes estão reagindo. No cenário de Mídia, observamos uma transformação contínua – no digital, no mobile e nos formatos tradicionais, como o Rádio e a TV, para os quais o digital agora tem um efeito revigorante.
Em 2020, os profissionais de marketing terão que gerenciar essas dinâmicas contrastantes: longo e curto prazo, global e local, digital e tradicional. Basicamente, eles precisam permanecer focados no crescimento sustentável a longo prazo, conquistando, mantendo e fazendo crescer seus melhores clientes.”
Imagem 1: Crescimento % dos investimentos publicitários globais 2019-21p
Crescimento percentual YOY em valores atuais | |||
2019r* | 2020p | 2021p | |
GLOBAL | 2,6 (3,6) | 3,9 (4,1) | 3,3 |
AMÉRICA DO NORTE | 3,2 (3,2) | 3,8 (3,7) | 2,8 |
Estados Unidos | 3,1 (3,1) | 3,8 (3,6) | 2,8 |
CANADÁ | 5,4 (5,3) | 5,5 (5,7) | 3,9 |
EUROPA OCIDENTAL | 2,2 (2,8) | 2,6 (3,1) | 2,4 |
UK | 6,1 (6,3) | 6,0 (6,6) | 6,3 |
ALEMANHA | -1,1 (0,4) | -1,5 (0,5) | -1,2 |
FRANÇA | 5,0 (3,6) | 5,1 (3,0) | 4,5 |
ITÁLIA | -1,6 (-1,6) | -0,1 (0,6) | -0,6 |
ESPANHA | -1,0 (0,5) | -1,3 (0,4) | -1,6 |
EUROPA CENTRAL E ORIENTAL | 4,4 (4,9) | 5,1 (5,6) | 5,1 |
RÚSSIA | 4,4 (4,5) | 5,7 (5,8) | 5,6 |
ASIA-PACÍFICo | 2,3 (4,0) | 4,2 (4,9) | 3,6 |
AUSTRÁLIA | 1,8 (1,9) | 3,8 (3,2) | 2,7 |
CHINA | 3,1 (5,4) | 5,6 (6,9) | 5,0 |
ÍNDIA | 9,4 (11,4) | 10,9 (12,2) | 12,0 |
JApÃO | 1,2 (1,2) | 2,0 (1,8) | 1,0 |
AMÉRICA LATINA | 5,4 (9,1) | 9,5 (6,1) | 6,3 |
BRASIL | 4,0 (8,8) | 8,9 (4,5) | 3,4 |
Os dados entre parênteses mostram as previsões anteriores divulgadas em Junho de 2019.
Realizado 2019 é baseado em dados de Novembro de 2019. |
Imagem 2: Participação de cada mídia no investimento global 2019-21
Crescimento percentual YOY em valores atuais | |||
2019r* | 2020p | 2021p | |
TV | -1,8 (-0,1) | 0,6 (0,6) | 0,0 |
JORNAL | -8,5 (-7,7) | -7,1 (-6,6) | -10,2 |
REVISTA | -7,4 (-7,4) | -6,3 (-6,0) | -11,5 |
RÁdio | -0,3 (1,7) | 1,7 (0,6) | 0,8 |
Cinema | 9,7 (6,1) | 5,0 (5,9) | 4,8 |
OOH | 1,5 (4,3) | 2,4 (3,9) | 2,5 |
Digital | 11,2 (11,5) | 10,5 (11,0) | 9,5 |
Os dados entre parênteses mostram as previsões anteriores divulgadas em Junho de 2019.
Realizado 2019 é baseado em dados de Novembro de 2019. |