Na era moderna de conectividade sem precedentes e com “domínio” da mídia social, a marca pessoal tornou-se mais crucial do que nunca. Uma marca pessoal forte apoiará a abertura portas para inúmeras oportunidades, tanto pessoais quanto profissionais. No entanto, a base de qualquer marca pessoal notável reside em ter uma visão clara e convincente.
Quero trazer hoje um pouco do significado da visão na construção de uma marca pessoal impactante, explorando sua definição, os elementos que a constituem e as etapas práticas para implementá-la de maneira eficaz.
Definindo a visão e sua conexão com a marca pessoal
Todas as empresas possuem uma visão. Pode-se definir visão como um conjunto de objetivos que a organização visa alcançar pensando a longo prazo. Trata-se de como a empresa se vê no futuro, suas aspirações mais desafiadoras. A visão é um dos definidores da identidade e da cultura organizacional, orientando e motivando colaboradores de todos os níveis da empresa.
A visão, no contexto da marca pessoal, pode ser descrita como o propósito aspiracional ou objetivo final que um indivíduo busca alcançar por meio de sua marca. Representa a visão de longo prazo de onde se imagina que sua marca pessoal esteja no futuro. Esse componente voltado para o futuro e inspirador serve como um norte que direciona todos os aspectos da jornada da marca pessoal.
Possuir uma visão forte e clara, não apenas ajuda os profissionais a permanecerem motivados e focados, mas também conecta com seu público-alvo, diferenciando-os da concorrência. A visão pode ser considerada como uma bússola que alinha suas ações, valores e objetivos, criando uma marca pessoal consistente e autêntica na qual os outros podem confiar e se relacionar.
Para se definir uma visão poderosa e alinhada à sua marca pessoal alguns componentes são necessários:
Clareza: Uma visão convincente deve ser primeiro fácil de se compreender e também como o próprio tópico diz, clara. A imprecisão e/ou incertezas na visão pode levar à confusão e impedir o progresso do profissional. A visão deve responder às questões fundamentais de quem é o profissional, o que ele representa e para onde ele se vê no futuro.
Propósito: O propósito de uma marca pessoal posso dizer ser a mola propulsora da visão. Deve-se refletir: Qual é a razão subjacente ao desejo deste profissional de construir sua marca pessoal? Que impacto positivo ele pretende causar em seu público e no mundo?
Diferenciação: Para se destacar em um cenário digital lotado, uma visão poderosa deve diferenciar esta marca pessoal de outras em sua área de atuação/mercado. Isso pode ser alcançado por meio de valores únicos, perspectivas ou uma abordagem distinta para resolver problemas.
Aspiração: Aspiração é onde tudo começa! Uma visão deve ser aspiracional, inspirando tanto o profissional quanto seu público. Deve ampliar seus limites e incentivá-los a evoluir constantemente, estabelecendo marcos ambiciosos, porém totalmente alcançáveis.
Relevância: Digo sempre que a visão de uma marca pessoal deve ecoar e impactar o público-alvo. Deve abordar suas necessidades, desejos e pontos problemáticos, promovendo uma conexão e lealdade mais profundas.
E por onde começar a construir e implementando a visão na marca pessoal?
Trago alguns tópicos por onde você pode começar a pensar em sua visão de marca pessoal:
Auto-reflexão: O autoconhecimento é a base de tudo em nossa vida pessoal e profissional e não poderia ser diferente no desenvolvimento da visão da marca pessoal. O processo de criação de uma visão atraente começa com a autorreflexão, compreender os próprios pontos fortes, paixões e valores é crucial para desenvolver uma visão que se alinhe com quem eles são em sua essência.
Definição de metas: Defina metas específicas e mensuráveis que se alinhem com a visão geral. Esses marcos menores atuam como trampolins em direção à visão de longo prazo e mantêm os indivíduos no caminho certo.
Consistência: Essa é a chave para construir uma marca pessoal forte. Todos os aspectos da marca pessoal, desde a criação de conteúdo até a presença online, devem estar alinhados com a visão. Essa consistência reforça a mensagem da marca pessoale a torna memorável.
Autenticidade: A autenticidade ou transparência, mostra as qualidades genuínas que essa marca pessoal única. A autenticidade promove confiança e constrói conexões mais fortes com o público.
Todos esses pontos acima levantados irão lhe ajudar no seu sucesso. Incorpore a visão na narrativa da marca pessoal, compartilhe experiências, desafios e triunfos que ressoem com a visão, pois a narrativa cria uma conexão emocional com o público.
Isso o(a)levará a uma liderança de pensamento em seu nicho oou área de atuação, porém para isso também será necessário produzir consistentemente conteúdo valioso que reflita a visão. A liderança de pensamento aumenta a credibilidade e a autoridade dentro do setor.
Também é muito importante medir o seu progresso, avaliando regularmente o progresso em direção aos objetivos da visão e fazendo os ajustes necessários. Medir esse progresso ajuda a manter o foco e a motivação, além de identificar áreas de melhoria.
Então tenha sempre em mente que a visão é a pedra angular de uma marca pessoal poderosa. Uma visão atraente molda todos os aspectos da jornada da marca e cria uma identidade única e autêntica que ressoa com o público. Uma visão forte estabelece as bases para uma marca pessoal extraordinária e impactante.
Fonte: Paulo Moreti – especialista em Personal Branding, publicitário, coach, autor.