terça-feira, dezembro 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoO garoto que vende frutas

O garoto que vende frutas

Você consegue imaginar a Itália sem o tomate para fazer o molho da pasta? Ou a Europa – em especial a Alemanha, já que estamos aqui em Berlim – sem a batata? Isso não seria possível sem as navegações e o intenso comércio que se estabeleceu a partir da colonização das Américas, pois a batata tem origem nos Andes, e o tomate nasceu no México! E, como toda troca comercial pressupõe o intercâmbio de produtos: a maçã, que é natural da Ásia, cruzou o mundo e se desenvolveu no Brasil, prioritariamente em terras altas e frias da serra catarinense, do Rio Grande do Sul e Paraná, e hoje é uma potência na exportação entre os produtos brasileiros!

A alimentação mudou e muda culturas até hoje, e participar da FRUIT LOGISTICA, a maior feira de frutas, legumes e verduras do mundo, é estar no centro do comércio mundial. No evento, além dos produtos, há toda uma série de implementos para classificação, logística, transformação, conservação, rastreabilidade, biotecnologia, entre outros, com destaque especial para a inovação em embalagens, que utiliza novos materiais mais sustentáveis, biodegradáreis e ambientalmente corretos.

Mas as estrelas aqui não são os produtores, os representantes, as pessoas que fazem um alimento sair do campo e chegar às mesas das famílias mundo afora. Eu tive o prazer de conhecer uma das lendas desse mercado: o Sr. Wilson Passos. Aos 74 anos, depois de 36 anos dedicados a uma empresa produtora, decidiu empreender. Ver o seu brilho no olho, os seus sonhos com objetivos de longo prazo que, certamente, estão além do que uma vida comporta, é inspirador. Ele me ensinou que as grandes pessoas têm objetivos tão além da própria vida que não se preocupam em colher os resultados, mas deixar um legado para as futuras gerações seguirem. Visitar a FRUIT LOGISTICA  com ele vale por um MBA!

A feira é setorizada por continentes e é impossível dar a volta ao mundo em um único dia. Por isso, sigo aqui aprendendo e absorvendo tudo o que posso desse segmento que mudou a história da humanidade e muda o mundo até hoje.

Afonso Abelhão é sócio e CEO da agência BigBee.

Artigos relacionados

Novidades