O CENP apresenta ao mercado um novo ranking do já tradicional CENP-MEIOS. A novidade é um olhar centrado no desempenho estadual de cada uma das agências que participam do CENP-Meios.
“Trata-se de um aperfeiçoamento solicitado por agências e permite uma visão mais precisa do desempenho das agências em cada estado onde efetivamente atuam, muito bem aceito tanto pelo Comitê CENP-Meios, como pelo Conselho Superior, já que incentiva a sempre saudável concorrência”, explica Caio Barsotti, presidente do CENP.
Segundo ele, ao tomar como base os dados de cada CNPJ participante, separam-se os dados nacionais (concentrados na matriz) dos estaduais (realizados por cada agência a partir da UF onde atua), o que contribui para a valorização da presença local da agência. “O ranking nacional oferece a visão total de cada agência, consolidando dados da matriz e filiais consideradas no estado-sede da matriz”, diz Caio. “Agora se pode enxergar cada agência considerando os negócios realizados a partir de cada estado. É isso o que a nova apresentação do ranking do CENP-Meios mostrará”.
Outro aspecto da nova apresentação é a constatação de que o número de integrantes do ranking é bem maior, pois sendo as agências consideradas individualmente por cada CNPJ, uma agência que tenha matriz e três filiais aparecerá quatro vezes no novo indicador. “Isso nos fez compreender que na realidade o número de participantes em cada painel é bem maior que as 216 participantes em 2020”.
Assim como ocorre com o ranking nacional, o novo ranking do CENP-Meios também não apresenta os valores investidos em mídia pelas agências por conta e ordem dos seus clientes. Também permanece a liberdade de que elas não tenham seus nomes citados. Nestes casos – que são poucos –, a linha referente aparece em branco.
O novo ranking é mais uma inovação implementada pelo CENP-Meios desde meados do ano passado. O CENP-Meios é um sistema que totaliza metadados referentes a compras de mídia realizadas por agências certificadas por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período, meio, região e estado, não sendo obtidos pelo sistema quaisquer dados reais negociados individualmente em cada transação.
O sistema começou a publicar seus dados em 2017 e serve, simultaneamente, a três objetivos, dois técnicos: a classificação das agências para os compromissos com pesquisa, o que é feito de forma automatizada pelo sistema, e como insumo para o Comitê Técnico de Mídia – CTM; e um terceiro, como indicador para o mercado publicitário e imprescindível para Anunciantes, Agências e Veículos de Comunicação. A precisão do sistema – sem paralelo conhecido no mundo – decorre da forma pela qual foi estruturado, partindo dos Pedidos de Inserção, PIs, faturados pelas agências participantes.
O CENP divulgou, também, em 16 de março, dados do painel CENP-Meios referentes ao investimento em mídia via agências de publicidade em 2020, da ordem de R$ 14,2 bilhões.