O passado é sempre seguro, pois já aconteceu. O presente é momento de ação: Após decidir lutar ou fugir, você estará vivendo o momento e lidando com a nova situação. Lidar com a angústia causada pelo incerto é um desafio, e é sobre as questões que envolvem o futuro do mercado de comunicação e marketing que a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lança novo posicionamento institucional por meio de campanha assinada pela Lew’Lara\TBWA.
Em momentos de crise, estamos acostumados a olhar para autoridades e líderes para guiar nosso caminho. E a ABA sempre será a mola propulsora da evolução, e se retroalimenta do processo de transformação. Sob o conceito “o futuro passa por aqui”, a ABA reforça seu compromisso de atualizar profissionais, direcionar o mercado e acolher a sociedade.
Em um ambiente desconhecido e com mudanças diárias, em que profissionais se sentem cada vez mais pressionados, tanto pelo próprio business quanto pela sociedade, a ABA sugere o movimento de co-evolução, quando negócios, marcas e pessoas se fundem, em sinergia e harmonia, desenvolvendo todo o ecossistema e juntos, lado a lado, reaprendem a se posicionar e tomar decisões nesse novo contexto.
A comunicação, assinada pela Lew’Lara\TBWA, parceira estratégica da ABA, fomenta que profissionais que caminham na direção do futuro impulsionam negócios e transformam a sociedade. Além de transformar uns ao outros, se encontram na ABA, aquela que é a propulsora da evolução para enfrentarmos juntos e melhores o que virá no futuro.
“Em um momento onde mais tememos do que ansiamos pelo futuro, acredito que a campanha, além de mostrar a visão, o propósito e a forma que a ABA age, pensa e trabalha com suas lideranças e associados, nasce com a proposta de transmitir confiança a todos que enfrentaram desafios e/ou estão se sentindo inseguros sobre o que o futuro que virá. Sabemos que o futuro é incerto e temos pouca visibilidade do que será de nós lá na frente, mas é buscando transformar necessidades sociais que queremos ser encorajadores da atualização, oferecendo espaço e ferramentas. Quanto mais os profissionais se desenvolvem e crescem, mais a ABA aprende e evolui. E mais podemos compartilhar e estabelecer uma relação horizontal de evolução”, comenta Nelcina Tropardi, Presidente da ABA e Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Heineken.
“Mais do que uma campanha, o posicionamento busca refletir esse novo momento que a ABA vive, voltado à união do mercado, das marcas e da sociedade para enfrentarmos juntos as incertezas do futuro. Principalmente neste ano, a ABA lidou com um processo de amadurecimento muito grande. Houve reflexão, observação e muito planejamento até termos certeza que seguiríamos com a inovação como bússola propulsora para tornar todo o processo mais harmonioso e confiável. Nosso objetivo é despertar essa confiança que conquistamos a todos que enxergam a ABA como uma Associação que acolhe, mobiliza e incentiva todos os dias centenas de profissionais na busca por um futuro mais seguro,” pontua Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.
“Estamos acostumados com crises, a diferença está em como as encaramos. Quem assiste, espera, desperdiça uma grande oportunidade de avançar. Quem se mexe, repensa seu modo de operar, pode descobrir novas maneiras de crescer e caminhos não percorridos para inovar. A ABA prefere a segunda opção, e acredita que o futuro inspira, em especial em momentos como os que estamos vivendo hoje. Queremos continuar sendo a voz ativa e o fórum para essas discussões entre a entidade, seus associados e o mercado”, comenta Frank Pflaumer, Vice-Presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé e 1º Vice-Presidente da ABA.
Além do manifesto, comunicação conta com anúncios e banners, que serão veiculados por meio das parcerias da ABA, uma vez que não há na entidade orçamento destinado para investimento em mídia.