“Olhares de Rua” é o título do novo livro, lançado por Nelson Cadena em Salvador, quinta feira, e que conta a história da mídia exterior na boa terra. O livro foi uma iniciativa do Sindicato de Empresas de Mídia Exterior da Bahia-Sepex-Ba que no ensejo da festa de lançamento prestou homenagens a dirigentes de entidades de classe e empresários do setor da Bahia e do sul do país.
A obra aborda desde as mais antigas plataformas de mídia do setor, em ordem cronológica cartazes de rua, empenas, cartazes de bondes, mobiliário urbano, outdoor e anúncios de neón, até as contemporâneas, após a década de 1960: triedros, front-light, topos de prédio, defensas, busdoor, postes indicativos, mídia taxi, rodoviária, aeroporto, ferry-boat, pedágios, estádio da Fonte Nova, painel de led e a mídia exterior temporária, o caso do Carnaval da Bahia.
Além de uma abordagem sobre as origens e evolução de cada plataforma de mídia, o livro conta a história do Sepex/Ba e da Central de Outdoor/Ba, o surgimento dessas entidades e o contexto. No último capítulo, o autor relaciona 50 plataformas de mídia OOH atualmente disponibilizadas ao mercado na Bahia. O autor conclui “Onde quer que se direcionem os olhares de rua, encontram esta, ou aquela plataforma de mídia exterior, algumas seculares”.
Nelson Cadena é autor de 15 livros, oito da área de comunicação, dentre os quais “Brasil.100 anos de Propaganda” (Editora Referência) e 450 Annos de Propaganda na Bahia (Editora Santa Helena).