quinta-feira, dezembro 4, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoNovembro Rubi

Novembro Rubi

Assegurando os Resultados do ano.

Considerado por muitos o mês mais desafiador do ano, Novembro nos convida a atuar sobre três eixos fundamentais para o sucesso — tanto profissional quanto pessoal.

1.Garantir os resultados pactuados. É o momento de comparar o desempenho real com o que foi planejado, validando metas, entregas e avanços. O foco é assegurar o cumprimento integral do que foi acordado para o mês e consolidar o fechamento do ciclo anual.

2.Recuperar eventuais lacunas. Se houver resultados ainda não atingidos nos dez meses anteriores, este é o momento de agir. E, se não houver lacunas, o desafio passa a ser superar as metas anuais, revelando a força e a maturidade da gestão.

3.Acelerar o planejamento para o próximo ciclo. Com base nos aprendizados e nos diversos cenários, este é o momento de antecipar o ano de 2026, construindo metas vigorosas e um Orçamento Orientado a Valor (BVB) — um verdadeiro diferencial competitivo para quem busca gestão sólida e resultados sustentáveis.

Por que isso é importante?

Consolidar desempenho, corrigir desvios e validar aprendizados reforça a credibilidade e a eficiência.

Sem um fechamento consistente, o novo planejamento se baseia em percepções e não em fatos — e planos baseados em percepções tendem a ser frágeis.

A coerência entre execução e planejamento é o que assegura continuidade e crescimento sustentável.

Panorama Geral

Na perspectiva dos negócios, os dados mais recentes indicam que o ano que se encerra será marcado por:

Crescimento econômico mediano, com projeções de 2,16% (Focus) a 2,20% (Banco Mundial) — muito abaixo das necessidades estruturais do país. Os destaques permanecem o agronegócio e o setor de serviços, responsáveis por mais de 70% do PIB.

Taxas de juros persistentemente altas (em torno de 15%), com o maior spread da última década — um potente inibidor do crescimento dos negócios reais.

Baixa taxa nominal de desemprego, sustentada, contudo, por subemprego, informalidade e baixa produtividade, o que limita o avanço da renda e da igualdade social.

Alta rotatividade da mão de obra, gerando custos relevantes às empresas e perdas de eficiência e competitividade.

Baixa credibilidade institucional, especialmente em relação ao governo central — quanto à integridade, eficiência e imparcialidade. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a confiança nas instituições brasileiras permanece em patamares preocupantes.

Moral da História

Mesmo em ambientes instáveis, voláteis e competitivos, há empresas que alcançam resultados extraordinários e sustentáveis.

Na B3, o crescimento médio das receitas das companhias listadas superou 10% no primeiro semestre de 2025, e os dados preliminares do terceiro trimestre apontam para um avanço adicional de 7,5% em relação ao mesmo período de 2024.

Empresas que prosperam nesses contextos têm em comum: clareza estratégica, agilidade organizacional, inteligência de mercado e uso de dados, liderança resiliente, comunicação de confiança, disciplina financeira e gestão de caixa, capital humano desenvolvido e aprendizado contínuo — tudo sustentado por metas vigorosas e compartilhadas em todos os níveis da organização.

Reflexão Final

Qual tem sido o crescimento do seu negócio até outubro — em receitas, rentabilidade e fluxo de caixa?

Quando comparado às empresas do seu segmento, onde você se posiciona? E frente ao seu orçamento anual, seus resultados estão acima, dentro ou abaixo do esperado?

Se ainda não o fez, este é o momento de um esforço extra — para assegurar os dois meses que restam, recuperar eventuais lacunas e preparar 2026 com consistência e vigor.

Quanto mais tempo você dedicar à análise e à construção de cenários, mais precisa e efetiva será sua execução.

Saúde e sucesso!

Raimundo Sousa

Visite nosso canal no YouTube: @coalizaodosaber.shorts

Artigos relacionados

Novidades