Os programas de TV, rádio, portais na internet ou mesmo os tradicionais impressos estão cada vez mais segmentados, o que além de atrair nichos bastante específicos de audiência, atrai também anunciantes que desejam dialogar com os públicos de forma mais assertiva. Para tornar o processo de pesquisa, planejamento, compra e venda de espaço publicitário mais prático e rápido, chega ao mercado o Midialinks (www.midialinks.com.br). A plataforma digital é especializada em integrar profissionais de mídia de agências de publicidade e o departamento comercial dos mais variados veículos de comunicação.
Segundo Fábio Walker, sócio-fundador da empresa, a ideia é servir como um banco de dados que funciona em mão dupla. À medida que o portal facilita o trabalho dos profissionais de mídia – que têm acesso a um sistema de busca inteligente que localiza os veículos de comunicação de interesse de seu cliente por região geográfica e editoria – também é útil para o departamento comercial desses meios. Isso porque a plataforma os coloca em contato direto com os ‘mídias’ das mais de 12 mil agências de publicidade já pré-cadastradas.
Os veículos conseguem, ainda, disponibilizar informações de relevância, como: sua audiência, tiragem, perfil de público, entre outros dados valiosos de mercado, facilitando o interesse das agências de marketing, publicidade ou de comunicação. Fruto de quase dois anos de desenvolvimento e testes, o portal promete ser uma ferramenta importante, principalmente para os veículos de pequeno e médio porte. O departamento comercial das empresas jornalísticas, do interior, por exemplo, poderá pesquisar quais agências atendem as contas de seu interesse, quem é o profissional de mídia responsável, e de que forma podem oferecer o media kit do veículo.
“Por meio da Midialinks, quem vende e quem compra comerciais, spots, páginas e outros formatos de publicidade pode trocar informações e organizar suas campanhas, de acordo com os objetivos de comunicação de seus clientes ou estratégias de marketing de suas empresas”, destaca Walker.
O empresário explica ainda que a plataforma tem como vantagem o gerenciamento dos dados dos profissionais de mídia, que poderão ajustar a forma que desejam ser contatados. “O e-mail é a única informação que fica aberta, os demais itens de contato ficam a critério da pessoa, mas a ideia é que elas façam negócio, utilizem as ferramentas disponíveis para se aprofundar nas pesquisas de mercado, e com isso, encontrem novas oportunidades de veiculação para seus clientes”.
Para ter acesso às informações do banco de dados e ferramentas, basta que as agências e veículos se cadastrem na plataforma através do site www.midialinks.com.br. A inscrição e o cadastro das informações sobre agências e produtos de mídia são gratuitos, no entanto, o acesso aos dados e às funcionalidades do portal passa a ser restrito após um mês a título de experimentação. O acesso total e irrestrito ao Plano Profissional é pago por meio de assinatura mensal de R$ 29,90 para agências e R$ 149,90 para os veículos. Até o momento, mais de 13 mil empresas jornalísticas já estão pré-cadastradas na base do Midialinks.