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Nova fase da Campanha RIO É ROI é apresentada

A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN), o Clube de Criação (CCRJ) e o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (GMRJ) apresentaram nesta quinta-feira, 02/10, durante o RioMarket 2025, a segunda fase da campanha RIO É ROI.

A campanha foi desenvolvida inicialmente a partir de uma pesquisa liderada por Fátima Rendeiro, Diretora de Relações com o Mercado do GMRJ, que identificou os atributos  do Rio de Janeiro que comprovam sua riqueza cultural, inovativa e sustentável, os quais muitas vezes ficam à margem da mídia tradicional.

A segunda fase da campanha apresentada hoje coloca o Rio de Janeiro como “capital da criatividade e de softpower do Brasil” com o call-to-action “Faça negócios na cidade”. A campanha será veiculada em parceiros de mídia do mercado. A iniciativa é parte de uma ação da Central de Outdoor para deixar um legado na cidade.

  • O papel da nova etapa do Movimento O RIO É ROI é reposicionar as paisagens e o estilo de vida do Rio como plataforma de negócios e como oportunidade inevitável para qualquer empresa que queira ser reconhecida como brasileira. Primeiro, a campanha provoca: será que sucesso pode ser medido apenas por números em planilhas? Depois, vêm os fatos: segundo maior PIB do país, polo de inovação e criatividade, palco de grandes eventos, porta de entrada do turismo internacional, exportador de cultura, audiovisual e talentos, vitrine do Brasil para o mundo. Não investir no Rio é deixar valor na mesa, porque aqui o retorno é financeiro, simbólico e cultural ao mesmo tempo, diz Pinaud, responsável pelo conceito criativo da campanha.

Além de Fátima Rendeiro, participaram do painel de hoje, Mário Divo, Diretor Executivo da ABMN, e Bruno Pinaud e Flávio Medeiros, ambos do Clube de Criação do Rio. O painel foi mediado por Antônio Jorge Pinheiro, Presidente do Grupo de Mídia do Rio.  Há mais de um ano, as três organizações iniciaram uma parceria, com a missão de fortalecer, unir e valorizar os profissionais do mercado publicitário do Rio de Janeiro, setor vital dentro da economia criativa que gera empregos e contribui para o desenvolvimento do Estado.

  • Como Presidente da ABMN, acho fundamental a Associação ter iniciado essa parceria com duas outras entidades tão relevantes no mercado. A campanha RIO É ROI é um dos primeiros frutos dessa parceria e já nos faz pensar sobre todo o potencial do Rio de Janeiro: não só por sua vocação turística, mas sobre seu potencial de geração de negócios. Além disso, não poderia ser mais oportuno anunciarmos a nova fase da campanha no Rio Market 2025, a área de negócios do Festival do Rio que busca desenvolver a indústria audiovisual – diz Thomaz Naves, presidente da ABMN.

A campanha “RIO É ROI” tem como missão estimular os cariocas a falarem mais sobre o Rio de Janeiro e sua potencialidade de negócios, especialmente aqueles relacionados à própria cidade. Para isso, foi utilizada uma sigla fundamental do mundo corporativo, incorporando-a aos atributos da cidade: o ROI (Return of Investment).  Peças em anexo.

Ficha técnica:
Diretor de arte: Raphael Brick

Redatores: Bruno Pinaud e Flavio Medeiros

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