A Nielsen acaba de apresentar ao mercado sua nova identidade de marca, que reflete a transformação da cultura da empresa e a redefinição da estratégia focada exclusivamente no futuro global da indústria de mídia. A nova imagem reafirma o seu compromisso com a inovação e com o propósito de impulsionar um próspero futuro de mídia para todas as pessoas.
Após a venda de seu negócio Global Connect em março de 2021 (atualmente conhecido como NielsenIQ), a Nielsen está agora focada em fornecer soluções de mídia digital-first e global-first em três áreas: medição, resultados de audiência e serviços de conteúdo.
A Nielsen está integrando e otimizando suas soluções de medição –líderes do setor–, em uma única solução de medição cross-media: Nielsen One. Com uma base robusta de medição multiplataforma, ela oferece um conjunto completo de soluções de planejamento e avaliação de resultados para que os profissionais de marketing e as agências otimizem o retorno sobre os investimentos. Também continua a aprimorar seus negócios globais de serviços de conteúdo Gracenote, fornecendo metadados e análises de ponta para empresas de conteúdo on demand.
“Embora nosso negócio tenha se transformado dramaticamente nos últimos anos, ficou claro que as percepções a respeito da empresa não evoluíram no mesmo ritmo”, disse a vice-presidente de Marketing e Comunicações, Jamie Moldafsky. “O rebranding retrata uma nova Nielsen dentro e fora da companhia, com uma estratégia centrada na audiência global e no ambiente de mídia em constante mudança. Os valores fundamentais da Nielsen de inclusão, coragem e crescimento, junto com sua estratégia clara, impulsionarão a transformação da empresa e do mercado de mídia. Por meio da parceria com a indústria e com os nossos clientes, vamos ajudá-los a entender melhor como a audiência consome mídia e encontra conteúdo”.
Para Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil, “surge agora uma nova Nielsen que deixa para trás modos e modelos tradicionais para se focar na vanguarda da inovação que a indústria de mídia demanda. Na América Latina, em especial no Brasil, estávamos muito associados a temas do varejo voltado para bens de consumo, como market share. Hoje, como somos uma empresa independente – sem vínculo com a NielsenIQ, e estamos totalmente focados na indústria de mídia e conteúdo. Então, é o melhor momento para ativar novas estratégias, cultura e o nosso futuro. Tudo isso representa um novo começo para a Nielsen”.
Os detalhes da nova identidade da marca serão revelados na Advertising Week de Nova York, que acontecerá de 18 a 21 de outubro. Os elementos da reformulação da marca serão exibidos com destaque no quinto e sexto andares do Hudson Yards.
Os elementos iniciais da evolução da marca Nielsen incluem:
Novo logotipo: Como uma representação ousada da empresa, das pessoas e da marca, o novo logotipo é lúdico, otimista e inteligente. Inspirado no botão universal de reprodução e nos números de audiência (ratings), as formas se fundem sutilmente para criar a letra “N” no espaço negativo, significando insights revelados pelos dados da Nielsen e o impulso constante da mídia.
Novas cores da marca: A variedade de cores vivas dialoga com a diversidade e a riqueza de todas as mídias, que podem representar um dado, uma música, um show, um criador de conteúdo ou um membro da audiência. A ideia é mostrar que todos trabalham juntos para levar a mídia adiante. Os triângulos verde e laranja representam o movimento para cima e para baixo, uma analogia aos números de audiência e a popularidade do conteúdo em todas as plataformas. O triângulo vermelho aponta para o conteúdo não visto ou não ouvido. Os dados e os insights referem-se tanto a o que as pessoas decidem não consumir quanto a o que consomem.
Declaração do objetivo da nova marca: Potencializando um futuro de mídia melhor para todas as pessoas.