“Desde 2024, temos nos comprometido verdadeiramente com esse projeto para disseminar o ColorADD no Brasil. Essa é uma data emblemática para falar sobre daltonismo e divulgar a existência desse alfabeto universal. As cores estão em todas as comunicações. Saber identificá-las amplia a sensação de pertencimento, acessibilidade e a qualidade de vida das pessoas”, avalia Cristiana Legey, líder de marketing da NIAD.
Nos shoppings Boulevard Brasília (DF), Boulevard Londrina (PR), Boulevard Vila Velha (ES), Bougainville (GO), e Pátio Alcântara, São Gonçalo e Santa Cruz (RJ) haverá ações gratuitas informativas, ativações lúdicas e divertidas com a temática do alfabeto das cores, em uma parceria inédita com os produtos da TRIS, além da aplicação do Teste de Ishihara, que permite a identificação do distúrbio em pessoas de todas as idades. Há mais de um ano, quando teve início a parceria internacional inédita com a ONG portuguesa criadora do ColorADD, já foram realizadas diversas iniciativas que impactaram mais de 4 milhões de pessoas nos shoppings NIAD. Entre elas, aplicações de mais de 560 testes com oftalmologistas, nos quais 24 pessoas descobriram ter algum tipo de daltonismo. A iniciativa faz parte da política de responsabilidade social da companhia.
Ao longo do mês de setembro, a NIAD também publicará conteúdos sobre daltonismo e informações sobre o ColorADD em seus canais digitais. O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o alfabeto criado pelo designer português Miguel Neiva, aprovado pela comunidade científica internacional e já utilizado em 90 países. O ColorADD cumpre seis dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, entre eles “saúde e bem-estar”, “educação de qualidade” e “redução das desigualdades”.
O dia 6 de setembro foi escolhido para debater o daltonismo por ser o aniversário de John Dalton, um dos primeiros cientistas a estudar este distúrbio, e tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o tema. Esse distúrbio da visão é uma condição que afeta o dia a dia de 350 milhões de pessoas no mundo, criando dificuldades de integração, perda de oportunidades, constrangimento e bullying. No Brasil, são mais de 9 milhões que convivem com o problema. Quem visita os shoppings da NIAD já encontra os símbolos do ColorADD nos estacionamentos, elevadores, lixeiras de separação de resíduos, portas e outras áreas no mall. Uma iniciativa que promove a sensação de pertencimento, a acessibilidade e possibilita uma experiência de compra ainda mais completa para quem convive com esse distúrbio
Serviço – Dia Mundial de Conscientização do Daltonismo
Data: 6 de setembro
Eventos gratuitos: a programação pode ser consultada nas redes sociais dos shoppings participantes.
– Shopping Pátio Alcântara (RJ) – @patioalcantara
– São Gonçalo Shopping (RJ) – @saogoncaloshoppingoficial
– Santa Cruz Shopping (RJ) – @stacruzshoppingrio
– Boulevard Shopping Vila Velha (ES) – @boulevardvv
– Boulevard Shopping Londrina (PR) – @boulevardshoppinglondrina
– Boulevard Shopping Brasília (DF) – @boulevardshoppingbrasilia
– Shopping Bougainville (GO) – @bougainvilleshopping
