terça-feira, dezembro 9, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoNetza&Co lança Shift the Future

Netza&Co lança Shift the Future

Operação, que é a sétima do grupo, expande atuação no setor, oferecendo soluções para fortalecer marcas, impulsionar resultados e contribuir com um futuro mais sustentável no cenário global


Em um momento de crescente protagonismo dos temas ligados à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa, a Netza&CO — ecossistema de soluções de marketing com forte atuação em inovação, conexão de negócios e impacto social — lança oficialmente a Shift the Future, sua nova unidade de negócios voltada exclusivamente a estratégias e soluções em ESG.

A nova operação nasce para preencher uma importante lacuna no mercado de comunicação, gerando não apenas uma compreensão mais real e profunda das questões dos pilares ambientais, de sustentabilidade e governança, mas também soluções práticas de estratégia, criatividade, execução, geração de resultados de negócios e mensuração de impacto.

Liderada por dois dos principais profissionais de comunicação especializados em ESG no Brasil, a Shift the Future terá em seu comando Fabiana Schaeffer e Otavio Toledo. Fabiana, que também responde como sócia e Co-CEO da Netza&Co, foi eleita pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma das 12 Pioneiras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2024, sendo a única brasileira na premiação global. Também foi jurada do Cannes Lions 2023, na categoria Sustainable Development Goals, e ocupa atualmente o cargo de VP do Conselho Global de Sustentabilidade da IAA (International Advertising Association), sendo a primeira brasileira na história na função.

Já Otavio possui ampla trajetória nas áreas de marketing, eventos e relações públicas de marcas globais como Heineken e Samsung. Ao longo de mais de uma década, liderou ações de grande impacto em eventos como Olimpíadas, Fórmula 1, Rock in Rio e São Paulo Fashion Week, além de ter integrado nos últimos seis anos a diretoria executiva do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, responsável pelas áreas de marketing, engajamento e fundraising.

“Acreditamos que integrar o ESG em uma instituição é uma evolução contínua, não uma iniciativa pontual. Nossa singularidade reside na capacidade de traduzir a complexidade das questões sociais, ambientais e de governança em estratégias claras, impactantes e relevantes”, destaca Fabiana. “O diferencial da Shift está em conseguir fazer um diagnóstico aprofundado, desenhar uma estratégia alinhada aos valores das empresas e, principalmente, ser capaz de implementar todas as sugestões. A Shift chega com essa capacidade de atendimento de ponta a ponta”, completa Otavio.


ESG e negócios na prática

A criação da Shift the Future dialoga com um mercado em plena ebulição: segundo dados da Bloomberg, os ativos sob gestão com critérios ESG devem ultrapassar US$ 50 trilhões até o final de 2025. Ao mesmo tempo, cresce a exigência por parte de consumidores, investidores e reguladores para que empresas adotem práticas transparentes e responsáveis.

A atuação da nova empresa será fortalecida por todo o ecossistema da Netza&CO, formado por outras seis empresas – o que permite oferecer uma experiência 360º aos clientes, com total integração entre áreas de marketing, conteúdo, dados, BI, cenografia, movimentos e métricas ESG. A proposta é aproveitar esse ambiente colaborativo para atender desde necessidades já existentes até criação de novas oportunidades de engajamento, com uma abordagem prática, estratégica e de alto impacto.

Em fase beta, a Shift the Future atuou em projetos como a iniciativa liderada por IAA, Netza&Co, Osklen e Instituto-E no Cannes Lions 2025, no qual foi apresentado o conceito de “Sustentabilidade de impacto real”, ilustrando como é possível transformar a moda e outros setores em expressão de consciência ambiental, além de posicionar o Brasil como referência global em inovação sustentável.

Também, a nova operação trabalhou recentemente na gestão da campanha do Global Citizen que arrecadou mais de US$1 bilhão para a Amazônia, apresentando conteúdo por meio de três grandes eventos: o Global Citizen NOW Amazônia (em julho), o Global Citizen Festival Amazônia e o fórum Global Citizen Sessions Belterra (ambos em novembro), que reuniram líderes globais, artistas (Gilberto Gil, Anitta, Chris Martin do Coldplay, Seu Jorge e Gabi Amarantos, entre outros), ativistas e especialistas para discutir soluções urgentes para desafios como mudanças climáticas, desigualdade e pobreza extrema.

Ainda, a operação está na COP 30, em Belém (PA), com ações em parceria com a Ernst & Young (Casa EY) e com o Sebrae, além de ter realizado a estratégia para a OTCA (organização do tratado da Amazônia) e para a ICC (International Chamber of Commerce), ambas em conjunto com a Moky, que também faz parte do ecossistema da Netza&Co.


“A Shift é a materialização de tudo o que acreditamos: que é possível unir propósito, criatividade e resultado. Fazemos parte dessa jornada há anos. Nosso compromisso agora é aprofundar o impacto e inspirar todas as organizações a caminhar junto”, conclui Fabiana Schaeffer.

Artigos relacionados

Novidades