sexta-feira, junho 28, 2024
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Não é a posição que garante o teu futuro, mas a marca dentro de você!

No mundo corporativo, especialmente nos altos escalões, a estabilidade parece ser uma certeza. Muitos executivos C-level acreditam que alcançar uma posição elevada garante segurança e um futuro próspero, no entanto, esta percepção pode ser enganosa. A realidade é que não é a posição que garante o futuro de um executivo, mas sim a sua marca pessoal.

Muitos líderes chegam ao topo e acreditam que o título por si só será suficiente para garantir a continuidade de suas carreiras, mas, o mercado de trabalho está em constante evolução e a segurança de uma posição pode ser ilusória. Transformações tecnológicas, mudanças econômicas, fusões e aquisições são apenas alguns dos fatores que podem impactar a estabilidade de uma posição executiva.

Precisamos ter clareza da importância da marca pessoal e da sua gestão de maneira eficaz. A marca pessoal é o que define a percepção que os outros têm de você, ela é construída através de suas ações, comportamento, valores, diferenciais competitivos e habilidades. Uma marca pessoal forte não apenas diferencia você no mercado, mas também estabelece um nível de confiança e credibilidade que o(a) distância da sua concorrência e para isso alguns pontos devem ser trabalhados:

1. Autoconhecimento: Conheça seus pontos fortes, fracos, valores e paixões, isto é fundamental para construir uma marca autêntica.

2. Consistência: Seja consistente em suas ações e comunicações, pois a incoerência pode danificar sua marca.

3. Visibilidade: Esteja presente e ativo em redes sociais e eventos do mercado, a visibilidade é crucial para que sua marca seja reconhecida e consolidada.

4. Networking: Construa e mantenha relações profissionais. O networking é uma ferramenta poderosa para fortalecer sua marca.

Um case real que exemplifica bem isso é o de Elon Musk, um exemplo de líder com uma marca pessoal forte. Independente de suas posições em empresas como Tesla e SpaceX, sua marca pessoal como um visionário e inovador é inabalável, ele é reconhecido mundialmente por sua capacidade de transformar empresas, o que o mantém relevante e influente.

É fato que nem todo líder é inovador e visionário como Elon Musk, mas precisam tomar muito cuidado para não cair na armadilha e nos perigos da zona de conforto. Permanecer nesta zona de conforto é um dos maiores riscos para qualquer profissional, especialmente para líderes, afinal essa tolerância pode levar à estagnação e eventual irrelevância. Tenha sempre em mente que o mundo corporativo valoriza aqueles que estão constantemente aprendendo e se adaptando.

Trago aqui alguns sinais de podem dar um alerta de que você está na zona de conforto:

· Ausência de novos desafios: Se você não está se desafiando ou aprendendo coisas novas, provavelmente está na zona de conforto, esse é um ponto importante que toco em minha assessoria com profissionais C-level.

· Resistência à mudança: Se você se sente desconfortável ou resiste a mudanças, isso pode ser um sinal de tolerância.

· Satisfação com o status quo: Estar satisfeito com o que tem sem buscar melhorias contínuas é um indicativo de que você está bem no meio da zona de conforto.

Case Real: A Blockbuster é um exemplo de empresa que permaneceu na zona de conforto, ela dominava o mercado de locação de vídeos, mas não conseguiu se adaptar às mudanças no consumo de mídia digital, a falta de inovação e resistência à mudança levaram ao seu declínio, enquanto a Netflix, que adotou uma abordagem inovadora, cresceu exponencialmente.

Por isso levanto sempre a bandeira da importância da gestão da Marca Pessoal como diferencial competitivo e uma competência necessária para os profissionais. Para os líderes, a gestão da marca pessoal não é apenas uma estratégia de autopromoção, mas uma necessidade para se manter relevante e competitivo, uma marca pessoal bem gerida pode abrir portas, criar oportunidades e proporcionar um senso de segurança que uma posição por si só não consegue garantir.

Abaixo listo alguns pontos importantes para construir essa estratégia:

1. Desenvolvimento contínuo;

2. Feedback e ajustes;

3. Comunicação eficaz;

4. Alinhamento com a empresa.

Espero ter conseguido mostrar o porquê a posição não garante o futuro de um executivo, mas sim a marca pessoal que ele constrói e mantém fazendo uma gestão efetiva. Neste mercado corporativo dinâmico, a gestão eficaz da marca pessoal dos C-levels é essencial para se manter relevante, competitivo e seguro. Sair da zona de conforto, investir em autoconhecimento, visibilidade, networking e em um processo estruturado de personal branding são passos fundamentais para a construção de uma marca pessoal sólida. Afinal, é a marca dentro de você que define seu verdadeiro valor e potencial no mercado.

Bora trabalhar essa marca pessoal!

www.paulomoreti.com

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