Depois do sucesso da edição em São Paulo, o Potências Day levou Julio Beltrão, diretor artístico da Mynd, idealizador e diretor geral do Prêmio Potências!, Thiago Oliveira, jornalista, apresentador do programa semanal “É de Casa” e anfitrião do evento, para Salvador, na Bahia.
O intuito foi trazer questionamento e movimentar o mercado de influência com os desafios que os creators pretos enfrentam quando se fala de visibilidade. Julio montou esse evento para consolidá-lo como um lugar de aprendizado e discussões sobre o tema de profissionais pretos.
Os painéis trouxeram diversos temas com marcas e artistas que mostram suas vivências e cases de mercado, marcas que são pioneiras nesse sentido. O primeiro painel, “DÁ PARA FAZER! Marcas e Ações Afirmativas”, foi moderado por Julio.
Para os convidados a palestrar, contou com Gustavo Rangel, coordenador de mídia e comunicação da NÍVEA Brasil, Thati Almeida, Diretora de cena da MAGMA e o Felipe Sobrinho, Head de ESG e Diretor Executivo do Instituto GOL para mostrar seu lugar na publicidade e como inovar com práticas de diversidade.
No próximo intervalo, iniciou o painel ‘’Talentos Negros na Publicidade’’, que discutiu sobre quem faz acontecer, as grandes personalidades negras, seus desafios, avanços e carências na cena. Moderado por Thiago Oliveira, os convidados foram todos locais, mostrando a realidade do mercado no Nordeste. Com nomes como Maíra Azevedo, atriz e jornalista baiana, Silvã Bispo, criador de conteúdo e Val Benvindo, criadora de conteúdo e apresentadora.
Ainda fizeram o anúncio de novas marcas patrocinadoras que juntam-se para incentivar o Prêmio Potências a continuar como maior prêmio de pretitude do Brasil: Salon Line e Gol & Smiles. Além das já divulgadas, Fenty Beauty que estreia sua presença no país com seu primeiro patrocínio no Brasil e Nívea, que renova a parceria no seu quarto ano seguido.
“Com uma instabilidade no mercado publicitário, estamos precisando ainda mais estender essa conversa para atingir um público mais amplo e mostrar a importância de se estar a frente de conversas que trazem esse questionamento e essa demanda para marcas. Nós queremos sempre incentivar o consumidor a se impor e entender como o mercado pode influenciar, mas também pode ser influenciado por nossas escolhas. O nosso propósito com o Potências Day é trazer esses debates e movimentar para conseguirmos um resultado diferente, conseguir que entendam a necessidade de reconhecimento para personalidades pretas, como isso vai além de campanhas,” diz Julio Beltrão.
“Como uma empresa que quer sempre estar à frente de conversas envolvendo a diversidade, a Mynd quer mostrar esse olhar como Mynd, mercado e também com os influenciadores. Queremos ser referência como agência que luta por essa representação e trazer essa prática para normalizar discussões que tenham como centro impactar,” explica Fátima Pisarra, fundadora e CEO da Mynd.
O ‘Prêmio Potências’ acontece no dia 05 de novembro, no Teatro Santander. A cantora Ludmilla será a grande homenageada desta edição.
A curadoria e votação dos indicados ao prêmio serão realizadas pela Magma CX, produtora e plataforma criativa, em duas etapas distintas. A primeira etapa contará com uma curadoria composta por diversos nomes relevantes nas áreas de cultura, entretenimento, política e negócios do Brasil. Na segunda etapa, um júri técnico, formado por profissionais pretos do mercado, será responsável por escolher os vencedores. Entre os integrantes dessa curadoria e júri, destacam-se Jarbas Bittencourt, Diretor Musical do Bando de Teatro Olodum; Isa Isaac Silva, designer de moda; Preto Zezé, empresário e ativista; Juh Almeida, cineasta baiana; Gaby Amarantos, cantora e apresentadora; Viviane Duarte, fundadora e CEO da Plano; Samantha Almeida, diretora de marketing da Globo; Raphaella Martins, Program Manager – Creative X na Meta; e Deh Bastos, diretora de criação e conteúdo.
As categorias de mercado, como Campanha do Ano, Liderança Negra e Potência Jovem, terão a curadoria e votação conduzidas pelo coletivo de publicitários negros, um grupo dedicado ao fortalecimento do networking, desenvolvimento profissional e cultural de comunicadores negros.