O novo levantamento Decoding Wellness – #BodyMindPlanet Latam Edition 2024, primeiro e mais abrangente relatório da divisão Worldpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, a respeito de saúde e bem-estar na América Latina, revela que as mulheres mais maduras são mais preocupadas com uma dieta equilibrada do que as mais jovens na América Latina. No Brasil, por exemplo, as mulheres maduras foram as que mais renunciaram ao consumo de carnes em busca de uma alimentação mais saudável.
O estudo, que contempla mais de 15.000 entrevistas em 10 mercados, traz uma série de descobertas sobre as maiores preocupações e hábitos das mulheres latinas de diversas faixas etárias nesses quesitos. Assim como na trama protagonizada por Demi Moore no filme A Substância, o aumento de peso e o envelhecimento são constantes preocupações do público feminino, representando, respectivamente, a maior queixa entre as mulheres de 36 e 55 anos (44%), e o maior medo das com mais de 55 anos (13%).
De acordo com os dados da Kantar, as mulheres maduras se mostram mais preocupadas com o equilíbrio de consumo de alimentos saudáveis, fazendo compensações quando caem em tentações indulgentes. 59% das latinas com mais de 55 anos afirmaram que se têm um capricho pouco saudável tentam compensar de alguma forma e 66% desse público avaliam se esse ‘pecado’ vale a pena antes de cometê-lo. Esses números caem para 48% e 64% para a população de 36 a 55 anos, 56% e 54% para os de até 35 anos, respectivamente.
Entre os comportamentos adotados por elas na busca por saudabilidade está a redução do consumo de açúcar – 45% do público 55+ diz evitar ingestão de produtos com alto teor de açúcar. Apenas 28% desse público dizem comer guloseimas para se animarem, enquanto as mulheres de até 35 anos são as que mais o fazem (35%).
O levantamento aponta ainda que as mulheres latinas são mais preocupadas em seguir dieta controlada em calorias do que a média global, 24% contra 20%, respectivamente. Além disso, 15% afirmam consultar nutricionista, enquanto a média mundial é de 9%.
O uso de aplicativos para monitorar ingestão de calorias se mostra democrático entre as mulheres latinas de todas as faixas etárias: 5% das de até 35 anos usam e 4% das mulheres a partir de 36 anos utilizam os apps de dietas.
Vê-se também uma forte tendência de aceitação de suplementos e vitaminas como aliados ao bem-estar físico e à saúde. Os suplementos de colágeno estão mais presentes em lares de pessoas mais velhas – 63% do público 35+ os considera benéficos, já entre a população de até 34 anos, esse índice cai para 53%. Em contrapartida, os suplementos para imunidade são mais frequentes em lares mais jovens: 59% do público até 35 anos os considera benéfico, enquanto esse número é de 55% entre as mulheres de 36 a 55 anos e de 56% para as acima de 55.
Entre as doenças que mais afligem as latinas mais maduras estão hipertensão (50%) e diabetes (49%), com números bem acima da média global de 43% e 37%, respectivamente. Incômodos da saúde feminina também se destacaram na pesquisa, com 21% das respondentes se queixando dos sintomas de menopausa.
Comportamento no Brasil
O Brasil se revelou o País com menor número de Actives – termo usado no estudo para designar pessoas que buscam ativamente seu bem-estar, com apenas 30%, enquanto a média da América Latina é 39%, chegando a 52% na Colômbia, no topo do ranking. A maior concentração dos Actives brasileiros é entre o público feminino mais de 55 anos (36%), enquanto entre o público de até 35 esse número cai para 21% e entre os de 36 a 55 anos, vai para 29%.
Entre os hábitos da população na busca por um estilo de vida mais saudável, está a diminuição do consumo de carnes. As mulheres mais maduras (55+) foram as que mais diminuíram conscientemente o consumo do alimento, representando 20% desse público, enquanto entre os mais jovens (até 35 anos) esse número é 15%. O estudo mostra ainda que cerca de 3% dos mais jovens, 4% do público de 36 a 55 anos e 2% dos mais velhos, seguem dieta vegetariana. Os veganos são 3% dos de até 35 anos e 2% entre os de 36 a 55 no País.
O estudo Decoding Wellness – #BodyMindPlanet Latam Edition 2024 é o primeiro e mais abrangente relatório da Kantar a respeito de saúde e bem-estar na América Latina. Contempla mais de 15 mil entrevistas em 10 mercados. São eles: América Central (Costa Rica, Guatemala e Panamá), Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.