segunda-feira, dezembro 23, 2024
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Ministério Público de São Paulo leva cartilha política para a moda

Em ano de eleição, com muitos jovens desconectados e frustrados com a política, o Ministério Público de São Paulo parte para ação e lança uma coleção de roupas que promove a conscientização entre esse público. A “Fiscalize” quer convocar a população a fiscalizar, lado a lado com as instituições, o processo eleitoral e a defender a democracia no país.

Com o tema “MPSP fiscaliza as Eleições 2022 | Pode confiar”, moletons, camisetas, bermudas, calças e bonés trazem alertas sobre crimes eleitorais. “Fake News é crime”; “Proibido Showmício”; “Candidato não pode fazer post pago para falar mal de outro candidato”; “Proibido dar brinde” são algumas das infrações estampadas nas peças, com edição limitada, que serão enviadas para influenciadores que atingem o público jovem e dialogam com o universo da moda. Na passarela das redes sociais, as(os) modelos vão desfilar nos stories incentivando os jovens a participarem ativamente do processo democrático que elege os representantes políticos do povo, fiscalizando e denunciando.

De maneira descontraída, o Ministério Público de São Paulo se aproxima dos jovens falando sua linguagem, em suas redes sociais e com seus influenciadores, jogando luz sobre algumas das principais regras eleitorais brasileiras antes que a enxurrada de “fake news” domine o debate público. A proposta é lembrá-los que existem instituições independentes atuando com essa responsabilidade e que são aliadas da sociedade na defesa da democracia. Na página do Ministério Público de São Paulo (www.mpsp.mp.br), há link para denúncias eleitorais, inclusive direcionando ao Ministério Público Federal as que são de competência desta instituição.

“Nosso objetivo com esta campanha é convidar os cidadãos e cidadãs, em especial os mais jovens, a participarem da defesa da democracia e seus ritos ao lado das instituições, estimulando conversas com informações corretas e confiáveis para caminharmos lado a lado neste ano eleitoral, especialmente diante da onda de fake news que nos ameaça”, comenta o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo. A campanha do Ministério Público de São Paulo conta com apoio da Escola Superior do MPSP, que também realizará ações educativas.

Para Rafael Pintaguy, CCO da VMLY&R, agência parceira do MPSP desde 2013, os jovens vêm se distanciando cada vez mais da política. Só na última década, o número de títulos eleitorais caiu 82%. Considerando que uma democracia se constrói com a participação dos mais diferentes grupos e setores, sentimos uma urgência em falar com esse público. Mas não através dos canais e formatos que os afastaram e sim daqueles que estão mais presentes no seu dia a dia.

O Ministério Público tem a missão, definida pela Constituição Federal, de defender os interesses da sociedade e de ser fiador da democracia. Além de fiscalizar os processos eleitorais, fomenta a política pública para melhorar a garantia de direitos sociais e atua diariamente no combate à criminalidade e na defesa da ordem jurídica e do estado democrático.

A instituição conta com a participação cidadã na fiscalização e denúncias de crimes e delitos eleitorais: acesse mpsp.mp.br e denuncie.

 

Ficha Técnica

 

Cliente: Ministério Público de São Paulo

Product / Service: Brazil Elections 2022
Brand: MPSP

Sector: Not for profit

Sub- Sector: Government

 

Título: Fiscalize Collection
                      

Chief Creative Officer:  Rafael Pitanguy

Executive Creative Director: Beto Rogoski

Creative Director: Denon Oliveira, Frederico Teixeira

Art Director: Ramon Evangelista 

Copywriter: Felipe Choi

 

Chief Business Officer: Leonardo Balbi

Chief Strategy Officer: Sumara Osorio

Chief Media Officer: Paula Marsilli

PR: Paula Ganem / Lucia Caldas

 

Photographer: Claudio Lacerda

Art Buyer: Bianca Aguiar e Fernando Pavan

 

Head of Agency Production: Nicole Godoy

Agency Production Team: Anderson Rocha | Vivian Moraes | Ian Inglez | Guilherme Rodrigues | Bárbara Emery | Giovanna Cioca

 

Production: VMLY&R

Editing: Paulo Silva e Rodrigo Castro

Post Production: VMLY&R Team

Animation: Fernando Yagyu e Gustavo Scatena 

 

Sound Studio: Comando S

Sound Producer: Serginho Rezende e Magno Vito

Voice over: Amy Golembeski

 

 

 

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