domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMillennials preferem promoções que oferecem dinheiro, aponta pesquisa

Millennials preferem promoções que oferecem dinheiro, aponta pesquisa

Em período de recessão econômica, os chamados “Millennials”, jovens de 18 a 30 anos, esperam que as marcas apresentem promoções que amenizem dificuldades financeiras. Pesquisa realizada pela Bullet, agência de marketing promocional, em parceria com parceria com a MeSeems, com 1.200 jovens de todo o país, detectou que 40% dos entrevistados preferem prêmios em dinheiro. Em segundo lugar, com 22% das respostas, aparecem os bens materiais como casa e carro. Em terceiro, e talvez o que mais diferencie esse público dos demais, estão os prêmios em viagens ou serviços de entretenimento, alcançando 20%.

De acordo com a gerente de planejamento da Bullet, Janaina Navarrette, com o poder de compra diminuindo (a pesquisa destacou que 24% desses jovens se encontram desempregados), o primeiro item a ser cortado do orçamento dos Millennials é o entretenimento. E é exatamente por isso que surge o desejo de que as marcas os ajudem a enfrentar esse momento desafiador da economia, assim não precisam abrir mão daquilo que gostam de fazer.

Segundo a agência, mesmo com um público adepto a ações promocionais (67% dos entrevistados afirmaram já ter participado de uma dessas iniciativas), não é qualquer ação que irá engajá-los. Tudo depende da mecânica e, principalmente, do prêmio.

No quesito mecânica, a pesquisa aponta que para os Millennials quanto mais rápida e fácil a promoção, melhor. Dos 1.200 entrevistados, 39% preferem mecânicas por performance, como ‘junte e troque’, enquanto outros 34% optam pelo ‘compre, ganhe e concorra’. Ou seja, quanto mais prêmios a marca oferecer, ainda que esses sejam menores, mais participantes devem aderir. É claro que os Millennials preferem os maiores e aspiracionais, mas é preciso ter prêmios instantâneos para tornar a ação mais atrativa. Aquele antigo ‘compre e concorra’ já não funciona mais – apenas 8% disse se sentir atraído por esse tipo de promoção. É a sensação de chances reais de ganhar que engaja esse público.

O estudo ainda revela outros pontos que levam à conclusão de que Millennials não compram porque a marca diz e, sim, compram porque, de alguma forma, recebem algo em troca, além do produto. “Uma promoção pode e deve ser parte da estratégia de marketing das companhias para se aproximar dos jovens. A missão das agências é sair do automático, entregando o que os Millennials precisam de verdade para transformá-los em verdadeiros promo lovers, o que fará as marcas, por consequência, se tornarem brand lovers também”, explica Janaina Navarrette.

Artigos relacionados

Novidades