Em período de recessão econômica, os chamados “Millennials”, jovens de 18 a 30 anos, esperam que as marcas apresentem promoções que amenizem dificuldades financeiras. Pesquisa realizada pela Bullet, agência de marketing promocional, em parceria com parceria com a MeSeems, com 1.200 jovens de todo o país, detectou que 40% dos entrevistados preferem prêmios em dinheiro. Em segundo lugar, com 22% das respostas, aparecem os bens materiais como casa e carro. Em terceiro, e talvez o que mais diferencie esse público dos demais, estão os prêmios em viagens ou serviços de entretenimento, alcançando 20%.
De acordo com a gerente de planejamento da Bullet, Janaina Navarrette, com o poder de compra diminuindo (a pesquisa destacou que 24% desses jovens se encontram desempregados), o primeiro item a ser cortado do orçamento dos Millennials é o entretenimento. E é exatamente por isso que surge o desejo de que as marcas os ajudem a enfrentar esse momento desafiador da economia, assim não precisam abrir mão daquilo que gostam de fazer.
Segundo a agência, mesmo com um público adepto a ações promocionais (67% dos entrevistados afirmaram já ter participado de uma dessas iniciativas), não é qualquer ação que irá engajá-los. Tudo depende da mecânica e, principalmente, do prêmio.
No quesito mecânica, a pesquisa aponta que para os Millennials quanto mais rápida e fácil a promoção, melhor. Dos 1.200 entrevistados, 39% preferem mecânicas por performance, como ‘junte e troque’, enquanto outros 34% optam pelo ‘compre, ganhe e concorra’. Ou seja, quanto mais prêmios a marca oferecer, ainda que esses sejam menores, mais participantes devem aderir. É claro que os Millennials preferem os maiores e aspiracionais, mas é preciso ter prêmios instantâneos para tornar a ação mais atrativa. Aquele antigo ‘compre e concorra’ já não funciona mais – apenas 8% disse se sentir atraído por esse tipo de promoção. É a sensação de chances reais de ganhar que engaja esse público.
O estudo ainda revela outros pontos que levam à conclusão de que Millennials não compram porque a marca diz e, sim, compram porque, de alguma forma, recebem algo em troca, além do produto. “Uma promoção pode e deve ser parte da estratégia de marketing das companhias para se aproximar dos jovens. A missão das agências é sair do automático, entregando o que os Millennials precisam de verdade para transformá-los em verdadeiros promo lovers, o que fará as marcas, por consequência, se tornarem brand lovers também”, explica Janaina Navarrette.