sexta-feira, fevereiro 21, 2025
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Metrô de Salvador revela perfil e hábitos de consumo dos passageiros

O “Estudo Metrô Salvador”, realizado pela JCDecaux, líder global em mídia Out of Home (OOH), em parceria com a empresa de pesquisas Offerwise, mostrou que 60% dos passageiros do Metrô de Salvador dizem que o principal motivo para usar esse meio de transporte é para ir ou voltar do trabalho. Além disso, 97% afirmam gostar de ver a publicidade no ambiente; 93% declaram que estão dispostos a interagir com as ações publicitárias; e 7 em cada 10 pessoas prestam atenção em todas ou na maior parte das propagandas.

Durante o percurso, 84% dos passageiros realizam uma ou mais atividades, como ouvir músicas (50%), ler notícias (26%), assistir vídeos (24%), observar outros passageiros (22%) e visualizar postagens de amigos e familiares nas redes sociais (20%). Há ainda quem aproveite o tempo para ler livros ou quadrinhos, ligar para amigos e familiares, pesquisar produtos e serviços ou mesmo acompanhar as notícias e propagandas nas telas internas dos trens. A maioria dos passageiros (51%) usa o metrô de 4 a 7 vezes por semana.

Além de ser efetivamente um meio de locomoção, o metrô também é utilizado como “ponto de encontro” para 83% dos entrevistados. Para 51% dos passageiros, funciona para ir a lojas e fazer compras, e 39% dizem que vendem produtos e usam as estações como pontos de entrega. Em ambas as linhas — Vermelha e Azul — e nas 22 estações que compõem o sistema, a estrutura é bastante elogiada pelos usuários, com destaque à iluminação, acessibilidade, limpeza, agilidade, organização, sustentabilidade e segurança.

Entre os participantes da pesquisa, 66% são mulheres e 34% homens, com 89% sendo parte da População Economicamente Ativa (PEA). A faixa etária média é de 36 anos, com predominância das classes sociais B (34%) e C (41%). Em relação ao grau de escolaridade, 45% dos passageiros têm ensino superior completo, e 43% ensino médio completo.

O estudo revelou que as duas linhas e as 22 estações do Metrô de Salvador reúnem pessoas com interesses, hábitos e destinos em comum. De uma forma geral, os temas de maior interesse entre os passageiros são Saúde; Educação; Música; Entretenimento, Filmes e Séries; Gastronomia, Alimentação e Bebidas.

Quando questionados sobre os hábitos, 83% dos entrevistados dizem “não viver sem” assistir filmes e séries na internet e em streamings; 82% afirmam praticar atividades ao ar livre, ir a parques e praias; 76% gostam de ir a shoppings; 68% se exercitam regularmente; 67% vão a restaurantes para almoçar ou jantar, mesma porcentagem dos que costumam ir a cinemas e teatros.

A pesquisa identificou que 7 em cada 10 passageiros prestam atenção em todas ou grande parte das propagandas expostas no metrô. As propagandas veiculadas nas telas internas dos trens são as que mais chamam a atenção das pessoas (98%), seguida das adesivações externas dos trens (97%), painéis estáticos dentro dos trens, painéis internos e adesivações internas (96%), ativações e projetos especiais (95%), além de painéis digitais com animações (93%).

Dos 97% dos usuários que afirmaram gostar de ver as propagandas no Metrô de Salvador, 60% relataram maior engajamento quando observam anúncios de promoções, ofertas e descontos; 56% quando o tema é sobre lançamentos de filmes e séries; 53% apreciam novidades em produtos e serviços; e 46% preferem as campanhas de turismo e lazer no geral.

“Esse estudo representa uma oportunidade exclusiva para que as marcas criem estratégias eficientes para seus negócios, com base nos hábitos de consumo e temas de interesse dos passageiros. Mais do que um meio de transporte, o metrô tornou-se um canal de comunicação importante entre os anunciantes e a audiência, com um potencial enorme para a divulgação de produtos e serviços de diversos segmentos”, comenta Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil.
Mais insights sobre o “Estudo Metrô Salvador”:

  • 98% lembram de ter visto propagandas nas telas internas/TVs dos trens;
  • 97% declararam ter notado algum tipo de mídia/propaganda nas plataformas e mezaninos;
  • 88% dizem que as propagandas nos trens e nas estações são bem posicionadas e visíveis;
  • 86% concordam que as propagandas chamam a atenção positivamente;
  • 75% afirmaram buscar mais informações sobre produtos ou serviços anunciados no metrô;
  • 72% dizem que já comentaram com amigos e familiares sobre os serviços ou produtos anunciados no ambiente;
  • 9 em cada 10 pessoas dizem que o Icônico da Lapa é visualmente impactante;
  • O Icônico da Lapa é, para 86% dos passageiros, um painel que melhora a experiência visual e estética da estação — a publicidade exibida tem destaque e aumenta a percepção de modernidade e inovação das marcas;
  • 8 em cada 10 usuários gostam do Icônico Acesso Norte. Nesse contexto, 83% acreditam que o painel melhora a experiência visual; 82% que chama atenção e 80% que aumenta a percepção de modernidade no local;
  • Para projetos que contam com a conexão entre OOH e digital, 72% comentam nas redes sociais sobre o produto ou serviço anunciado; 58% passam a seguir a marca que anunciou no metrô e 34% postam fotos e vídeos das campanhas;
  • 79% dos entrevistados dizem ter sentido vontade de adquirir o produto ou serviço anunciado e 64% compram por influência das propagandas;
  • 87% afirmam que a propaganda e os conteúdos veiculados no metrô os ajuda a manterem-se informados;
  • 84% concordam que o ambiente fica mais moderno e 82% dizem que o local fica mais iluminado.
  • Para 80%, a propaganda respeita o espaço e a privacidade; 75% concordam que os anúncios são divertidos.
  • 7 em cada 10 passageiros dizem que as propagandas no metrô influenciam sua decisão na hora de escolher uma marca ou produto.

Com um fluxo de 800 mil pessoas por dia, 38 quilômetros de extensão, duas linhas e 22 estações, o Metrô de Salvador é uma excelente oportunidade para o mercado regional explorar e potencializar a geração de novos negócios, principalmente, com os dados e insights identificados a partir deste estudo inédito.
O “Estudo Metrô Salvador” foi realizado pela JCDecaux em parceria com a Offerwise no segundo semestre de 2024, com 500 entrevistados. Além de destacar o perfil e os hábitos de consumo dos passageiros do Metrô Bahia, a pesquisa mostrou o impacto positivo das propagandas para os usuários desse tipo de transporte.

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