Na foto, da esquerda para a direita: Esben Elmoe (All Unite), Joaquim Lopes (4YouSee), Marco Muñoz (AdsmovilOOH) e Douglas Pombo (Inviron) discutem “OOH com precisão: como as métricas impulsionam os resultados” durante a 34ª Convenção Nacional da Central de Outdooor – Crédito: Alê Oliveira
A Central de Outdoor, maior associação de mídia exterior do Brasil, promove nesta semana a 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor, um dos eventos mais relevantes do setor. No primeiro dia da programação, o painel “OOH com precisão: como as métricas impulsionam os resultados” reuniu grandes especialistas como Esben Elmoe, CEO da All Unite; Joaquim Lopes, CEO da 4YouSee; Marco Muñoz, diretor de Negócios da AdsmovilOOH e Douglas Pombo, CEO da Inviron, para discutir a importância das medições no mercado publicitário e como a análise de dados pode potencializar os investimentos no segmento tornando o mercado mais competitivo e atrativo para grandes anunciantes.
“Estamos vivendo um momento em que dados não são apenas um diferencial, mas uma necessidade para quem quer crescer no mercado publicitário”, destacou Esben Elmoe, da All Unite. Segundo ele, atualmente, 38% do investimento publicitário global vai para o digital e 37% para a TV, enquanto o OOH ainda detém uma fatia menor. “O que esses mercados têm em comum? Métricas consolidadas. Precisamos acompanhar essa evolução para garantir que o OOH se mantenha relevante nos planejamentos estratégicos das grandes marcas”, completou.
Marco Muñoz, diretor de Negócios da AdsmovilOOH, abordou o crescimento da programática no setor e sua dependência de métricas confiáveis. “Robôs compram espaços com base em dados. Se queremos que o OOH se fortaleça na programática, precisamos garantir informações precisas sobre impressões e audiência”, afirmou.
Durante o painel, os especialistas compartilharam exemplos práticos sobre como a precisão das métricas pode transformar o mercado publicitário – Crédito: Alê Oliveira
Joaquim Lopes, da 4YouSee, complementou com um exemplo prático do impacto das métricas para as exibidoras. “Tivemos um cliente que, ao implementar medição detalhada, descobriu que suas faces digitais tinham uma audiência 2,5 vezes maior do que estimava. Isso permitiu reajustar preços e aumentar sua rentabilidade sem precisar ampliar o inventário”, explicou.
Douglas Pombo, CEO da Inviron, reforçou que a padronização é essencial para que o mercado brasileiro acompanhe tendências internacionais. “Nos Estados Unidos, métricas confiáveis são um fator decisivo para a compra de mídia. No Brasil, ainda enfrentamos desafios, mas o caminho é claro: medição consistente e padronizada para que o OOH seja comparável a outros meios”, afirmou.
O painel também abordou o papel da transparência na valorização do inventário OOH. “Quando você mostra dados confiáveis sobre impacto e audiência, você pode negociar espaços com preços mais altos. Sem dados, os anunciantes vão enxergar seu inventário como um risco”, afirmou Esben Elmoe, CEO da All Unite.
34ª Convenção Nacional Central de Outdoor
Com o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”, o evento reúne mais de 300 participantes, exibidores de todos os estados brasileiros e representantes de 10 países vindos da América do Norte, América Latina, Europa e Ásia: Argentina, Canadá, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Jordânia, México, Portugal e Reino Unido. Com um público recorde, o encontro reforça a importância da mídia exterior e o compromisso do setor com inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A mídia out of home mantém sua posição de destaque entre os meios que mais captam investimentos publicitários no Brasil. De acordo com o relatório mais recente do Cenp-Meios, divulgado em fevereiro de 2025, o OOH representou 11,5% do total investido em publicidade entre janeiro e setembro de 2024. No período, as agências de publicidade que integram o painel movimentaram R$ 17,8 bilhões em compra de mídia, um crescimento de 18,93% em relação ao mesmo intervalo de 2023, quando o montante foi de R$ 14,9 bilhões.
O aumento da participação do OOH, que em 2023 representava 10,8% do bolo publicitário, reflete a consolidação do meio. A evolução de ferramentas tecnológicas, a diversificação de formatos interativos e a forte conexão do público com as campanhas out of home têm impulsionado esse crescimento nos últimos anos.
Direcionada a empresários, diretores, gerentes e executivos de exibidoras e agências de planejamento de todo o país, associados ou não, a 34ª Convenção Nacional Central de Outdoor traz, nesta edição, o mote “Conectando o futuro da mídia OOH”. O encontro convida os participantes a aprimorarem a gestão de seus negócios e a refletirem sobre temas estratégicos, como o futuro do mercado, empresas com propósito, impacto na comunidade e cases de sucesso.
A 34ª Convenção Nacional da Central de Outdoor tem patrocínio master da The Led e AdsmovilOOH. Além disso, conta com apoio das empresas 4yousee, Bebot, Inviron, Sigpel e WDC Networks.