A Mercado Livre Arena Pacaembu firmou com a Speedo Multisport, marca líder em esportes aquáticos, mais uma parceria que reforça o papel do complexo como principal praça de esportes e lazer da cidade, após o investimento de R$ 800 milhões, a Concessionária Allegra Pacaembu. Neste acordo, a Speedo Multisport entrará como patrocinadora da área de esportes aquáticos da futura da Loja do Paca, flagship store do complexo, que funcionará como ponto de encontro e dispersão dos tours guiados.
Quando inaugurada, a Loja do Paca ficará sob a arquibancada oeste, trazendo ofertas de memorabília, licenciamentos exclusivos e artigos multimarcas. A parceria com a Speedo Multisport incluirá ativações como clínicas esportivas, test-drive de equipamentos na Piscina Mercado Livre (que tem 50 metros de comprimento e integra o complexo), lançamentos de produtos e outras ações inovadoras, que envolverão o time de atletas de elite patrocinado pela empresa.
Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, comemorou a parceria: “A Speedo Multisport é uma referência mundial no universo da natação e tinha que estar aqui conosco, por isso temos que celebrar essa chegada. Sua presença fortalece nossa visão de tornar a Mercado Livre Arena Pacaembu num espaço em que as pessoas explorem uma vida saudável, das 6h às 22h, com o melhor que as marcas esportivas têm a oferecer”.
Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, também destacou a importância da parceria: “A Mercado Livre Arena Pacaembu é um marco histórico de São Paulo, e estamos muito orgulhosos de integrar esse projeto com ativações que conectam o público ao universo da natação. Já temos mais de 80% de share em esportes aquáticos, mas agora estamos construindo uma marca anfíbia, e essa parceria será fundamental para expandirmos nossa presença também em terra firme, conquistando novos espaços e públicos. Queremos inspirar mais pessoas a descobrir os benefícios dos esportes por meio de experiências inovadoras e de alta performance, sempre alinhados ao nosso compromisso de fomentar o esporte e o bem-estar.”
A Piscina Mercado Livre oferecerá acesso à população via aplicativo a ser lançado. Além de equipada com novos blocos de partida, raias e piso revestido com uma manta vinílica de azulejos trazida de Israel, que melhora a performance dos nadadores por controlar melhor o empuxo da água, a piscina terá aquecimento permanente a 24ºC, com energia fornecida pela CPFL, o que substitui o antigo sistema de caldeiras.
A Mercado Livre Arena Pacaembu foi a primeira concessão dentro do programa de desestatização da Prefeitura de São Paulo, na gestão Doria/Covas, em outubro de 2019. Inaugurado como centro de esportes lazer e cultura em 1940 e testemunha de alguns dos principais títulos dos principais clubes de São Paulo, além de carreiras históricas como as de Pelé, Rivellino, Ademir, Rogério Ceni e Neymar, o complexo foi arrematado pela Concessionária Allegra Pacaembu S/A por 35 anos, com um valor de outorga de R$ 111 milhões, após concorrência com quatro participantes e R$ 35 milhões de lance mínimo.
A Concessionária se responsabilizou por encontrar um modelo de negócios sustentável, além da revitalização integral dos equipamentos esportivos do complexo – estádio, ginásio poliesportivo, centro de tênis e piscina olímpica – que, segundo os termos do contrato de concessão, seguirão servindo à população. Para isso, haverá um extenso calendário de shows (tanto no estádio quanto nos outros espaços, garantindo configurações diversas de 1.000 até 40 mil espectadores), competições esportivas, ativações comerciais, parcerias com o setor de serviços e eventos corporativos dentro dos novos espaços construídos embaixo das arquibancadas.
Considerados os melhores assentos para ver futebol em São Paulo, as arquibancadas foram demolidas e reconstruídas com o mesmo ângulo original de visão, sendo agora dotadas de 100% de acessibilidade graças ao projeto arquitetônico que criou novos corredores, elevadores e áreas de escape. Em 2023, antes mesmo da reinauguração, o projeto conquistou o prestigioso prêmio AR Future Projects, entregue pela revista britânica “The Architectural Review”, na categoria “Old and New”.
A empresa Mercado Livre, líder entra como patrocinadora, depois de ter adquirido os naming rights do estádio, batizando também o Mercado Pago Hall, salão de convenções para 7.500 pessoas escavado atrás da baliza sul do gramado, no subsolo do futuro Edifício Multifuncional. O salão foi inaugurado em junho de 2024 com a III ArPA Feira de Arte, ao lado do Centro de Tênis, que recebeu a Made Feira de Design. No Edifício Multifuncional, a ser inaugurado no fim de 2025, funcionará o segundo hotel com bandeira da Universal Music, além de um Centro de Reabilitação Esportiva de Alto Rendimento, operado pelo Hospital Albert Einstein, um hub de inovação e farta variedade de restaurantes, além de uma passarela de pedestres que conectará os bairros de Higienópolis e do Pacaembu.