A exposição do acervo da CowParade no Brasil vai transformar a área externa do Complexo Parque da Cidade, na capital paulista, em uma divertida galeria a céu aberto, com 20 esculturas de vacas, em tamanho real, criadas por 20 artistas brasileiros. A mostra será realizada entre os dias 9 de abril e 20 de maio, de segunda a domingo, das 7 às 22 horas, com visitação gratuita e patrocínio da Marfrig e da BRF. As obras serão espalhadas por todo o complexo, que tem mais de 280 mil metros quadrados e conta com o Shopping Parque da Cidade, torres comerciais, torres residenciais e jardins.
Considerado a maior exposição de arte urbana do mundo, a CowParade tem como propósito promover o acesso à arte e à cultura. Desde 2005, foram realizadas 14 edições do evento no Brasil, sendo três delas em São Paulo, cidade escolhida para receber a primeira CowParade Acervo.
Das obras que compõem o acervo, 15 foram assinadas por artistas nascidos ou residentes no Espírito Santo: Ana de Sena, Ana K Brizzi, Bianca Romano, Iran Soares, João Gabriel Meneguelli Da Ros, Juliana Lisboa, Mônica Debbané, Negana, NICOGDT, Paula Sassi, Rogério Campos, Rosindo Torres, Sanitário Arte Podre, Thadeu dos Anjos e Zóta Coelho. As esculturas feitas para a CowParade Vitória e Vila Velha, em 2023, refletem a cultura capixaba, marcada pela multiplicidade artística, étnica, geracional e de linguagens.
Os outros quatro artistas são da cidade de São Paulo: Fefe Talavera, Iconek, Mari Mats e Sosek. As vaquinhas pintadas por eles foram expostas na edição da CowParade nas Escolas – São Paulo, que ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, em 2022, sob o conceito “A Arte que Transforma”.
“A Marfrig chega à mesa de milhões de pessoas todos os dias e patrocinar a CowParade é uma oportunidade para estarmos também em seus momentos de entretenimento e de cultura, ao contribuirmos para trazer um evento global que promove a arte urbana, abre espaço para novos artistas e incentiva a inclusão social, por meio de uma nova e criativa proposta de uso para os espaços públicos”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig.
Live Painting e ação social
A CowParade Acervo contará ainda com uma obra inédita, que será feita ao longo da exposição, em uma live painting, que consiste em pintura ao vivo como forma de arte performática visual em que artistas completam uma peça de arte em uma apresentação pública. A ação contará com a participação de um artista convidado e de crianças de uma instituição apoiada pelo Instituto BRF.
“Nos orgulhamos em fazer parte de uma iniciativa que já movimentou culturas locais de diversas regiões do mundo, ampliando o acesso à expressão criativa e fortalecendo os laços comunitários e a inclusão social. A ação de customização em parceria com o Instituto BRF vai trazer ainda mais interatividade para um evento que tem tudo para colorir a cidade nas próximas semanas”, diz Raquel Ogando, diretora de Sustentabilidade e Reputação da BRF e diretora executiva do Instituto BRF.
“A CowParade é uma iniciativa sociocultural que, além de democratizar o acesso à arte e à cultura, valoriza os artistas das diferentes regiões do país, que se inspiram na cultura local e em temáticas que mobilizam a sociedade”, afirma Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, agência especializada em marketing cultural, que detém os direitos do evento no Brasil desde 2005.
Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente das obras, em prol de instituições sociais apoiadas pelo Instituto Marfrig e Instituto BRF.
Agenda:
Exposição “CowParade Acervo – Parque da Cidade”
Quando: de 09 de abril a 20 de maio de 2024
Horário: Segundo a domingo, das 7h às 22h
Local: Térreo do complexo Parque da Cidade – Av. das Nações Unidas, 14.401, Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP
Visitação gratuita
Artistas e nome das esculturas (vacas) da exposição
Artista: Ana De Sena
Obra: Sentidos
Artista Ana K Brizzi
Obra: Diversidade
Artista: Bianca Romano
Obra: Cow-Bikes
Artista: Fefe Talavera
Obra: Vaca Pontilhada
Artista: IconeK
Obra: COW PIECE II©
Artista: Iran Soares
Obra: Vaca-Loka
Artista: João Gabriel Meneguelli Da Ros
Obra: Vaca Tupiniquim
Artista: Juliana Lisboa
Obra: Profana
Artista: Mari Mats
Obra: Planctons
Artista: Mônica Debbané
Obra: La Vache sur le Ciel de Magritte
Artista: Negana
Obra: Tribal Cow
Artista: NICOGDT
Obra: Mimosa
Artista: Paula Sassi
Obra: Tattoo Moo
Artista: Rogério Campos
Obra: Nossa Moqueca (Capixaba)
Artista: Rosindo Torres
Obra: “Cow Rich”
Artista: Sanitário Arte Podre
Obra: Vaca Monstro Skate
Artista: Sosek – Kadu Doy
Obra: Color drips
Artista: Thadeu dos Anjos
Obra: Heros Capixaba
Artista: Zota Coelho
Obra: Vivi