Alinhado à estratégia da companhia de diversificar sua atuação em modelos ligados ao transporte de pessoas, a Marcopolo anuncia a criação da Marcopolo Motorhome, divisão focada no mercado de motorhomes. O objetivo é explorar a expertise da companhia em soluções de mobilidade, segmento com grande potencial de crescimento no Brasil e América Latina.
“A Marcopolo vem, ao longo dos últimos anos, se transformando em uma provedora de soluções de mobilidade. O objetivo é contribuir com produtos que, além de transportar, aproximem as pessoas. A experiência e tecnologia de ponta desenvolvidas ao longo dos 75 anos de atividades como fabricante de ônibus foram fundamentais para a criação da Marcopolo Motorhome e são um importante diferencial”, comenta André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
“A Marcopolo Motorhome surge a partir do conceito de diversificação relacionada, onde a companhia explora linhas complementares de receita em seu core business, oferecendo um significativo diferencial competitivo, seja em termos de estrutura, capacidade tecnológica e acesso a diferentes e novos mercados”, João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
Inovação e intraempreendedorismo
De acordo com Alexandre Cruz, Head da Marcopolo NEXT e executivo à frente da Marcopolo Motorhome, a formação desta divisão é resultado direto do programa de intraempreendedorismo da Marcopolo NEXT. “Identificamos duas grandes oportunidades do mercado que a Marcopolo, pela sua tradição, tecnologia e expertise, está posicionada estrategicamente para suprir. A primeira é que, por falta da oferta de veículos desenvolvidos e produzidos especificamente como motorhome, o mercado brasileiro tem majoritariamente recorrido à transformação de ônibus, normalmente usados, mesmo sendo desejo do consumidor um modelo concebido de fábrica para este fim”, destaca o executivo.
A segunda, de acordo com Cruz, é a ampla rede de assistência técnica presente no Brasil e na América Latina. “Pela nossa história de mais de 75 anos, com rede própria em todo o continente, podemos prestar um atendimento com a confiabilidade, velocidade e segurança que esses clientes desejam e esperam em suas viagens”.
“Acreditamos que a atuação direta da Marcopolo poderá impulsionar o mercado de motorhomes no país, que tem grande potencial de crescimento e expansão. No Brasil, são comercializados cerca de quatro mil veículos por ano, sendo que na Europa a produção chega a 140 mil unidades/ano e nos Estados Unidos, quase 50 mil”, destaca Cruz.
Um novo produto com a confiabilidade Marcopolo
De acordo com Alexandre Cruz, a Marcopolo Motorhome está desenvolvendo um modelo inédito que será apresentado durante a Expo Motorhome 2024, maior feira da América Latina dedicada a empresas e apaixonados por campismo e caravanismo, que será realizada entre os dias 13 e 17 de novembro, no Expotrade Convention Center da cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).
“Temos uma forte e avançada área de engenharia e design com capacidade para desenvolver produtos de ponta e homologados nos mais rigorosos padrões. Vamos apresentar um modelo de motorhome que vai introduzir no mercado novos conceitos de construção, padrão tecnológico e características de segurança, conforto e conectividade”, finaliza o executivo.
Segundo estudo técnico realizado pela organização da Expo Motorhome, estima-se que o mercado de campismo e caravanismo no Brasil movimentou mais de R$ 1,5 bilhão em 2023, com aumento de 30% em relação ao ano anterior.