domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMarcas de consumo estão entre as mais amadas do Brasil em 2016,...

Marcas de consumo estão entre as mais amadas do Brasil em 2016, revela pesquisa

O Centro de Inteligência Padrão (CIP) divulgou o ranking das “Marcas Mais Amadas do Brasil 2016”. Harley-Davidson, Nestlé e Rolex aparecem no topo da lista. A pesquisa, produzida pela consultoria Officina Sophia, aponta o crescimento de marcas de consumo no ranking das preferidas dos consumidores.

“Apesar do amor pelas marcas diminuir um pouco em um período de recessão econômica, observamos o crescimento do amor pelas marcas de consumo em relação ao ano passado. O Boticário, Havaianas e Nestlé, por exemplo, alcançaram uma posição melhor no ranking das marcas mais amadas este ano”, aponta Paulo Secches, presidente da Officina Sophia.

Para a realização da pesquisa, foram consideradas cinco dimensões: qualidade do produto, identidade aspiracional; o que a marca ajuda a pessoa a parecer, mesmo que ela não seja, humana; que é a capacidade de humanização da marca (respeito com os seus funcionários e clientes), conexão emocional do indivíduo com a marca e feita para mim; que é a capacidade de personificação da marca para cada consumidor.

Segundo Secches, em tempos de crise, a relevância dos fatores que determinam o amor por uma determinada marca é transformada. “Neste momento, os consumidores dão mais valor à qualidade do produto e se ele, de fato, atende a sua necessidade. Fatores como conexão emocional com a marca, identidade e humanização acabam tendo uma menor importância na avaliação dos consumidores”, afirma Secches.

“Ao contrário do resultado constatado na edição anterior do estudo, que apontou o crescimento das marcas de luxo entre as mais amadas, este ano nós podemos observar a melhora da qualidade de produtos nacionais e, consequentemente, uma maior procura por estas marcas”, explica o especialista internacional em relações de consumo e varejo e presidente do CIP, Roberto Meir.

A consultoria Officina Sophia considerou dois critérios essenciais para a realização desta análise: um número mínimo de 150 pessoas que deveriam conhecer a marca e a magnitude do vínculo declarado de sentimentos positivos dos consumidores. “Quanto mais pessoas exprimirem uma maior intensidade de amor pela marca, melhor posicionada ela fica no ranking. Além disso, para a elaboração do estudo foi neutralizado o nível de conhecimento dos consumidores pelas marcas. Um ranking das mais amadas não pode ser reflexo da visibilidade, caso contrário nós estaríamos fazendo uma lista de top of mind”, explica Meir.

Foram realizadas 1.569 entrevistas entre as principais regiões do país: São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro (capital), Belo Horizonte, região sul e região nordeste. A avaliação considerou as classes socioeconômicas A, B e C e foi composta por homens e mulheres, entre 18 e 59 anos.

Confira abaixo o ranking das 10 marcas mais amadas do Brasil em 2016:

Pesquisa

 

Confira também as primeiras colocadas nos 26 segmentos analisados no ranking das marcas de consumo mais amadas do Brasil em 2016:

pesquisa 002

Artigos relacionados

Novidades