quarta-feira, maio 8, 2024
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Marca Pessoal e Autoconhecimento: chaves para o sucesso

Competitividade e mercado repleto de concorrentes são palavras que ouço muito quando converso com profissionais de diversas áreas e pergunto o que mais tem impactado, do ponto de vista deles, o sucesso profissional.

Hoje, estabelecer uma marca pessoal se tornou cada vez mais importante. Sempre que falo de marca pessoal me refiro ao processo de criar uma reputação única para si mesmo na mente dos outros, ou seja, ser o primeiro nome que vem à mente das pessoas quando pensam na sua área de atuação ou em profissionais com seu conhecimento. Trata-se de se diferenciar da multidão e estabelecer uma identidade memorável e reconhecível. A marca pessoal não é mais uma preocupação apenas de celebridades ou empresários, mas é uma habilidade indispensável para quem quer ter sucesso em na vida pessoal ou profissional.

No entanto, criar uma marca pessoal não é uma tarefa fácil. Requer uma profunda compreensão de si mesmo, seus pontos fortes e fracos, valores e objetivos, o tão famoso AUTOCONHECIMENTO. Não se trata apenas de projetar uma imagem polida e profissional, mas de alinhar os valores pessoais com o resultado desejado. Em outras palavras, a marca pessoal não é apenas uma fachada, mas um reflexo do eu interior. Parece filosófico mais é isso mesmo!!!

O primeiro passo então para criar uma marca pessoal é iniciar um trabalho de desenvolvimento dessa marca baseando-se no autoconhecimento, pois será dessa jornada que todas as informações necessárias para a construção e alinhamento da marca pessoal virão. O autoconhecimento é o processo de compreensão da própria personalidade, valores, crenças, emoções e motivações, trata-se de desenvolver uma compreensão objetiva de si mesmo, sem julgamento ou preconceito, além de ser um processo que requer reflexão e autoconhecimento contínuos.

Reforço sempre que o autoconhecimento é crucial para a marca pessoal porque ajuda a estabelecer a autenticidade, algo um pouco deixado de lado hoje em dia com o advento das redes sociais e o desejo de se ganhar seguidores a todo custo. Autenticidade é a chave para construir confiança e credibilidade com os outros. As pessoas são mais propensas a confiar e respeitar aqueles que são verdadeiros, mas quando sentem que a marca pessoal não está sendo genuína ou autêntica, há uma probabilidade enorme que não a sigam, apoiem, adquiram seus produtos ou serviços.

Um dos pontos mais importantes no processo de autoconhecimento para construção da marca pessoal, é que ele ajuda a identificar a proposta única de venda (PUV). Essa proposta é o valor único que se traz para a mesa, é o que diferencia você dos demais. Identificá-la é fundamental para a marca pessoal porque ajuda a diferenciar-se da concorrência. Trata-se de identificar o que se faz de melhor e focar nisso.

Outro ponto é que o autoconhecimento também auxilia a identificar o público-alvo ideal. Não se consegue agradar a todos, então se torna essencial identificar o grupo de pessoas que mais se beneficiaria de suas habilidades e conhecimentos. Conhecer o público-alvo ajudará a adaptar a mensagem e o estilo de comunicação às suas necessidades e preferências. Como gosto de dizer, é falar a língua deles e abordar seus pontos problemáticos.

Agora que se está desenvolvendo uma compreensão profunda de si mesmo, o próximo passo é criar uma estratégia de marca pessoal, o PERSONAL BRANDING. Uma estratégia de marca pessoal, posso dizer que é um roteiro que descreve as etapas necessárias para construir uma marca pessoal forte e memorável. Inclui definir a identidade da marca, identificar claramente os valores, diferenciais competitivos, declaração de missão, visão, desenvolver um posicionamento assertivo e ter claro seu propósito. Tudo isso será consolidado num documento chamado plataforma de marca pessoal que posso dizer ser o guia para toda a estratégia de marketing pessoal, desenvolvendo estratégias de comunicação tanto on como off-line.

O autoconhecimento traz toda a base para se definir a identidade da marca e criar uma mensagem clara e convincente que comunique a proposta única de venda e ressoe com o público-alvo. Inclui o desenvolvimento de uma declaração de missão, um slogan e uma voz de marca exclusiva.

Criar essa imagem de marca pessoal consistente baseada no autoconhecimento é garantir que todos os elementos visuais e verbais da marca estejam alinhados com a identidade da marca. Inclui o desenvolvimento de um logotipo, uma paleta de cores, uma tipografia e um guia de estilo visual.

Mas lembre-se, construir uma marca pessoal não é uma tarefa única, mas um processo contínuo, requer autorreflexão, aprendizado e adaptação contínuos. É essencial revisitar regularmente a estratégia de marca pessoal e fazer os ajustes necessários para permanecer relevante e atraente.

 

Paulo Moreti, especialista em personal branding, publicitário, coach e autor.

www.paulomoreti.com

email contato@paulomoreti.com

instagram:@opaulomoreti

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