Durante o mês de maio, o Museu de Arte Moderna de São Paulo oferece o curso Design e Construção de Marca para Instituições Culturais, que encoraja a pensar os desafios e as possibilidades na construção de marca/identidade para além da atuação estética do design. As inscrições para esse e outros sete cursos já estão abertas pelo site mam.org.br/cursos.
Durante seis encontros, Ricardo Lopes convidará os participantes a desenvolver um olhar mais consciente e estratégico sobre o papel da marca como elo entre instituições culturais, seus públicos e o mundo contemporâneo, por meio de uma visão integrada entre estratégia, design e conteúdo.
Ricardo Lopes é um profissional com mais de 15 anos de experiência em instituições e projetos culturais, atuando nas áreas de comunicação, estratégia, conteúdo, design e gestão de projetos, tanto na iniciativa pública quanto na privada. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP), com especialização em processos criativos, estratégia e branding.
Atualmente, é Gerente de Design no Inhotim, um dos mais importantes museus de arte contemporânea do Brasil e do mundo, onde trabalha há oito anos. Nesse período, foi responsável pela implementação do primeiro estúdio de design in-house da instituição. Também coordenou a área digital, liderando a reestruturação do site e a criação de uma nova linguagem digital para o museu – projeto premiado no Brasil Design Awards em 2022.
CURSO ONLINE | DESIGN E CONSTRUÇÃO DE MARCA PARA INSTITUIÇÕES CULTURAIS, com Ricardo Lopes
Datas: 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de maio de 2025
Segundas e quartas-feiras Horário: das 19h às 21h
Duração: 6 encontros
Público: interessados em geral
Investimento: R$ 480,00
Membros do programa Amigo MAM têm 20% de desconto.
Estudantes, professores e aposentados têm 10% de desconto.
Curso online
Ao vivo, via plataforma de videoconferência
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado
Curso contempla certificado no final
Programação
- Encontro 1 – Aula introdutória
- Encontro 2 – Estratégias e processos na construção de marca
- Encontro 3 – Design e construção de marca
- Encontro 4 – Digital na construção de marca
- Encontro 5 – Imagem é tudo – e conteúdo mais ainda
- Encontro 6 – Experiência de marca: muito além de visibilidade
Dúvidas: cursos@mam.org.br