quinta-feira, novembro 21, 2024
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Mais do que converter leads, as marcas precisam criar experiências, revela estudo Kantar

Estudo Predictions 2019, da Kantar, aponta que as marcas precisam criar novos tipos de experiências com seus consumidores e aprender como integrá-las e medi-las, uma vez que a conversa agora vai muito além de vender produtos. “Hoje temos a missão de criar experiências, mais do que converter leads e direcionar nossos consumidores em uma única jornada de compra”, afirma Maura Coracini, Head de Digital&Mídia na Kantar Brasil.

No primeiro trimestre de 2018, a Amazon lançou seu primeiro micro-ondas controlado por voz, a Apple apresentou sua quarta geração de relógios inteligentes e 6 milhões de novos smart speakers foram vendidos. “O consumidor está no centro dessa transformação e está virando o mundo do marketing de cabeça para baixo. Isso significa que os canais de mídia, como a TV, o rádio e redes sociais, irão se transformar em uma vasta rede de experiência”, explica a executiva.

Segundo o banco de dados Connect, da Kantar, com mais de 350 mil avaliações de pontos de contato, os momentos de experiência com a marca contribuem com quase 50% na geração de desejo por ela, e a mídia paga estimula cerca de 25% o sucesso geral para construir valor a longo prazo.

Deste modo, os profissionais de marketing terão de se reinventar e se preparar para gerenciar complexas redes de experiências para conseguirem criar comunicações integradas entre todos os pontos de contato e interagir de forma consistente com os seus consumidores. “Para que uma mensagem de marca tenha relevância nessa nova infraestrutura, esses profissionais precisarão pensar mais nos seus consumidores e menos no seu planejamento estratégico por canais”, diz.

Mas como os consumidores utilizarão essa rede de experiências para as diversas categorias? Para marcas automotivas, por exemplo, o carro conectado já é uma realidade presente, mas sabemos que aproximadamente metade dos proprietários de carros conectados não entende os recursos que eles têm disponíveis, de acordo com o estudo Kantar sobre carros conectados.

Produtos de consumo, como alimentos, por exemplo, a geladeira inteligente ou o micro-ondas inteligente, poderão ser pontos de contato relevantes para as marcas. Essa transformação é mais do que uma tendência – é uma ruptura. Aqueles que repensarem a forma como gerenciam os pontos de contato para criar experiências significativas com os seus consumidores irão liderar e acelerar esse processo de transformação.

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