domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMais da metade dos ouvintes confia no rádio para se manter informada

Mais da metade dos ouvintes confia no rádio para se manter informada

Estudo da Kantar IBOPE Media mostra que a credibilidade do canal pode ser grande aliada de ações publicitárias.

Em 1922 o Brasil realizou sua primeira transmissão de rádio. Hoje, 100 anos depois, o meio de comunicação ainda figura entre os mais populares do País e se destaca, principalmente, pela credibilidade.

O Inside Radio 2022, estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia, mostra que 56% dos ouvintes afirmam confiar no rádio para se manter informados. O dado representa um crescimento significativo ao longo dos últimos anos: 20% entre 2017 e 2022.

A confiança do público no meio de comunicação é uma boa oportunidade para marcas e anunciantes que pretendem investir em publicidade radiofônica. De acordo com o levantamento, 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas em áudio já compraram ou pesquisaram algum produto após ouvir publicidade no rádio.

A categoria que obteve os melhores resultados de buscas e compras após a veiculação de anúncios é a de Super, Hipermercados e Atacadistas (58%). Restaurantes e Lanchonetes aparecem em segundo lugar, com 37%.

O público também demonstra interesse por propagandas publicitárias de Lojas de Departamento (25%) e de Medicamentos em geral (25%). A categoria de Serviços Financeiros (12%) completa o top 5 dos nichos que mais impactam os ouvintes.

O fato de o tradicional meio de comunicação ser uma alternativa sólida para anunciantes, aliado à reabertura do mercado e à retomada econômica dos últimos meses, resultou em um aumento no número de propagandas no rádio. O volume de inserções no primeiro semestre de 2022, por exemplo, cresceu 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No total, os primeiros seis meses deste ano registraram quase 6.700 anunciantes, distribuídos em mais de 7 mil marcas – crescimento de 31% e 38%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021. Vale a pena destacar que 3.200 desses anunciantes são exclusivos e veicularam publicidade apenas no rádio.

Outro dado importante – que reforça ainda mais o posicionamento do canal como um meio sólido para atingir o público por meio de propagandas – é que foram registrados quase 4 mil novos anunciantes (que não tinham investido em rádio em 2021) no primeiro semestre de 2022. Para novas marcas, o número chega a quase 5 mil.

Artigos relacionados

Novidades