O mais importante reconhecimento do marketing brasileiro está de volta. Após dois anos de pausa, o Marketing Best, prêmio que reconhece as melhores iniciativas de marketing no Brasil desde 1988, anuncia sua edição 2023.
Liderado pela Editora Referência, que publica há 58 anos o mais tradicional jornal sobre marketing e propaganda do Brasil ─ o Propmark ─, e pela Abramark – Academia Brasileira de Marketing, a premiação é sempre aguardada pelo mercado. Uma oportunidade de profissionais e empresas medirem seus trabalhos e estratégias, e de quebra, ainda poderem participar de uma grande celebração na cerimônia de entrega dos prêmios. Tradicionalmente, a “festa de fim de ano da firma”, para muitos.
Algumas mudanças marcarão a edição deste ano. O júri será formado por 10 integrantes da Abramark, um representante legal do jornal Propmark e da Abramark, além de um profissional de cada patrocinador da premiação. O julgamento também mudou, com todos os jurados atribuindo notas decimais de 1,0 a 10,0, com diferentes pesos, para critérios como: Desafio/Problema (peso 1); Estratégia (peso 2); Execução (peso 2); Resultados (peso 3); e Criatividade (peso 2).
Outra mudança bastante significativa é a divisão dos cases em 30 categorias, de forma a contemplar, da melhor forma possível, todo o espectro de atuação das marcas no mercado nacional. Alimentos e bebidas: 1) Agronegócio; 2) Alimentos e suplementos alimentares; 3) Bebidas não alcoólicas; 4) Bebidas alcoólicas. Serviços financeiros: 5) Bancos; 6) Fintechs e Meios de Pagamento. Saúde e Beleza: 7) Indústria Farmacêutica; 8) Higiene, Saúde e Beleza. Imobiliário: 9) Vendas, Construção e Incorporação; 10) Decoração, Acabamento e Tecnologia. Atacado e Varejo: 11) Supermercados e Lojas de Conveniência; 12) Marketplace; 13) Farmácia, Drogarias e Perfumarias; 14) Materiais de Construção; 15) Centros Comerciais, Shoppings e Outlets. Tecnologia: 16) Gadgets; 17) Telecom; 18) Serviços Por Assinatura; 19) Plataformas de Mídia. Transporte: 20) Aviação; 21) Automóveis e Utilitários Leves; 22) Caminhões e Ônibus. Educação: 23) Educação; 24) Cursos Extracurriculares. Outras Categorias: 25) Entretenimento; 26) Turismo; 27) Moda e Vestuário; 28) ESG; 29) Limpeza; 30) Química, Minas e Energia.
Os três melhores cases de cada categoria serão considerados finalistas e anunciados com antecedência. Mas os vencedores só serão conhecidos na noite da entrega das premiações, conforme regulamento do Marketing Best.
Além disso, haverá a entrega dos prêmios especiais para a “Empresa do Ano” e para o “Marketing Citizen” de 2023.
Uma agitada festa, sempre com shows de artistas consagrados, e com a presença de cerca de 1.500 pessoas, que acontecerá em São Paulo (SP), no mês de dezembro, marcará a divulgação dos grandes vencedores da edição 2023 do Marketing Best.