domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMaior evento colaborativo de criatividade do mundo tem 92 cidades participantes no...

Maior evento colaborativo de criatividade do mundo tem 92 cidades participantes no Brasil

Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, para chamar a atenção sobre a importância da criatividade, reconhecida como riqueza das nações no século 21, na solução dos mais diversos problemas. Desde então, o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) tornou-se o principal movimento global de celebração desta data, espalhando-se em 2022 por cerca de 120 cidades ao redor do mundo. O Brasil é país central neste grande evento, com a participação de 92 cidades de todas as regiões entre os dias 20 e 22 de abril, de forma simultânea, através do engajamento de milhares de agentes que incluíram suas comunidades nesta rede colaborativa internacional. O objetivo é de valorizar a criatividade como um ativo fundamental para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico de forma sustentável, acelerar novos talentos, visibilizar quem está fazendo a diferença e proporcionar novos conhecimentos e oportunidades profissionais.

Entre exemplos da programação mundial de mais de 1.500 atividades presenciais e online, a cidade de São Paulo terá 46 agendas, como a série “Jam criativa: construindo futuros para pessoas e empresas – Cases, insights e métodos para inovar e desenvolver a sua capacidade de desenhar futuros desejáveis e aprender a navegar num mundo mais complexo e instável”, que reunirá nomes como a empreendedora Karina Rehavia e o doutor em Arquitetura e Urbanismo Caio Vassão. Na capital do Rio de Janeiro, o carnaval carioca motiva o debate em várias das 39 ações. Muitos municípios do interior brasileiro também estão envolvidos, como Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, que, entre suas 26 atividades, receberá Geelherme, diretor criativo da Sisley, marca da Benetton, para compartilhar suas experiências no universo da moda, estilo e arte.

Ampliando a força deste movimento, a cidade de Salvador foi escolhida pela World Creativity Organization (Organização Mundial da Criatividade) para sediar neste ano o lançamento do World Creativity Festival (Festival Mundial da Criatividade), uma maratona de palestras de personalidades inspiradoras e painéis de debate sobre empreendedorismo, inovação, educação, sustentabilidade, além de shows de artistas que representam a nova música feita na Bahia, realizados no recém-inaugurado Doca 1 – Polo de Economia Criativa e no Hub Salvador. Quatro recortes curatoriais guiam a estrutura do festival: emoções, aprendizagem, diversidade e sustentabilidade. Estas diretrizes se inspiram pelo tema “Celebrar a Vida”, quando se evidencia a necessidade de estimular a energia criativa, capacidade de transformação e a própria alegria após dois anos de pandemia e em meio à crise que ora atravessamos.

O World Creativity Day foi criado no Brasil em 2014, ainda antes da data estabelecida pela ONU, numa idealização portanto visionária de Lucas Foster, um dos maiores especialistas brasileiros em economia criativa. O evento é promovido pela World Creativity Organization, que, em Salvador, se une à Agência Califórnia para a realização do World Creativity Festival, com a parceria institucional da Prefeitura de Salvador. Globo, TV Bahia, Scream Festival, Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Pitch Week, Espaço Doca 1 e Hub Salvador compõem a lista de parceiros oficiais.

Artigos relacionados

Novidades